Home / Saúde / 4 dicas para melhorar a sua saúde bucal

4 dicas para melhorar a sua saúde bucal

A manutenção de um corpo saudável também consiste em manter os cuidados para melhorar a saúde bucal a um nível que esteja nos parâmetros adotados pela OMS (Organização Mundial da Saúde). 

Isso não se refere apenas aos cuidados de rotina, mas também se soma a atividades que estão relacionadas ao corpo humano de uma forma plural, contribuindo para um melhor funcionamento dos sistemas.

Há situações que atuam até mesmo na autoestima e no bem-estar de uma pessoa e, por isso, precisa ser avaliado de uma forma personalizada e em um ambiente profissional.

Portanto, a visita ao consultório dentário e ouvir as recomendações de um dentista é primordial para garantir a saúde bucal e evitar problemas nos tecidos. Assim, é possível se permitir um sorriso bonito e brilhante, qualquer que seja a situação.

  1. Alinhamento ajuda na respiração e mordedura

Quando se é criança, há pais e mães que recorrem à chupeta como um acessório para acalmar em momentos de aflição. Ou como uma muleta utilizada para colocar o bebê para dormir.

Infelizmente esse é um tipo de acessório que não possui bons indicativos quando se trata de ortodontia.

Isso porque o bico da chupeta, e mesmo algumas mamadeiras, não contam com um formato anatômico, o que prejudica a formação da área interna da boca e a estruturação dos dentes.

Por esse motivo, durante a adolescência, pode ser necessário a implementação de um aparelho dentário móvel para corrigir o alinhamento dos dentes. 

Inclusive, por conta do uso contínuo das chupetas – ou mesmo fatores genéticos e/ou outras causalidades -, até mesmo o palato pode sofrer alteração, interferindo na fala, na respiração e na mordedura final.

Vale dizer que o mercado de produtos infantis oferece chupetas anatomicamente apropriadas para uso em bebês e crianças até os 2 anos de idade. 

Neste caso, contudo, os responsáveis precisam cuidar para que esse hábito seja abandonado, oferecendo outros estímulos para dormir ou se acalmar. Deste modo, o mais indicado é evitar que essa ferramenta seja usada.

Cabe dizer, ainda, que a saúde bucal pode ser melhorada com diversos tratamentos odontológicos, como o uso de um aparelho lingual preço, que pode resolver as condições de alinhamento dos dentes e mordida – mas é preciso pensar a longo prazo.

Por sorte, os profissionais da área da odontologia contam com tratamentos apropriados e variados para as diferentes necessidades, de forma individualizada, para auxiliar no processo de ajuste e melhoria do sorriso – como os procedimentos corretivos e os estéticos.

  1. Branqueamento retorna características originais

Muitas pessoas gostam de café e chá, ou ainda possuem o hábito de fumar. Nesses casos, podem apresentar problemas com a coloração dos dentes. A falta de uma higienização apropriada também causa transformações aparentes nas condições do esmalte dental.

Para essas pessoas, as clínicas odontológicas oferecem o tratamento de limpeza profunda e clareamento dental promoção, em que é possível remover o tártaro e a placa bacteriana, bem como recuperar/melhorar o tom da dentição.

As condições originais dos dentes podem ser conseguidas com a aplicação de um produto apropriado sobre a superfície dos dentes, e então o paciente precisa evitar alguns produtos alimentícios, ao menos pelo tempo determinado pelos dentistas.

Entre muitos alimentos que devem ser evitados durante o tratamento de branqueamento dos dentes estão:

  • Chá e café;
  • Chocolate;
  • Molho de tomate;
  • Colorantes artificiais.

Isso significa que é preciso se afastar de refrigerantes, sucos de caixinha, biscoitos e bolachas recheadas, doces e até mesmo algumas frutas e legumes, como açaí e beterraba devido a forte coloração.

É importante destacar que fumar está fora de cogitação, pois o alcatrão e a nicotina presentes no cigarro, além de outros tantos elementos químicos, prejudicam não só a saúde bucal, como outros organismos do corpo humano, como os pulmões.

  1. Tecnologia promove ajuste em sorriso

Os dentes podem apresentar uma aparência que não se adequa à harmonização complementar de todo o rosto. Por isso, muitos profissionais utilizam a tecnologia para indicar a faceta nos dentes aos pacientes.

É uma forma de garantir um sorriso bonito e proporcionar melhores condições para a autoestima e o bem-estar, visto que há uma melhor harmonização do sorriso e melhora de aspectos como tamanho, alinhamento e coloração.

  1. Substituição de dentes dispensa próteses

Como pode-se perceber, a saúde bucal é importante em todos os momentos da vida, e isso deve se estender até a terceira idade. 

As pessoas que não querem utilizar uma prótese móvel, seja por conta de feridas ou fixação mais dificultada – bem como a absorção da massa óssea -, podem solicitar ao dentista de confiança a implementação de implante dentário pontual ou total, conforme uma avaliação prévia.

Essa estrutura é importante para que o paciente fique livre da dor de dente e da ausência que pode prejudicar a fala, mastigação e autoestima, recuperando o sorriso.

Além disso, quem cuida bem dos dentes está sempre com um sorriso no rosto, indicando alegria e felicidade, essencial para a saúde mental em diversos momentos da vida. Enfim, cuidar dos dentes e da saúde bucal, de forma geral, é essencial para a qualidade de vida geral.

Por fim, a manutenção dos cuidados diários por meio da limpeza dentária preço, uso do fio e enxaguante, bem como a visita regular ao odontologista são cruciais para a saúde bucal.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Facebook Comments

Sobre Gildo Ramos Cunha

x

Check Also

Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia explica possíveis causas para aumento da queda de cabelo

Mudanças no padrão de queda de cabelo é o primeiro sinal para identificar o problema ...

Sexo podem ajudar na prevenção contra o coronavírus; entenda

Em meio a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muitas pessoas estão em busca de métodos ...

Mais dois óbitos e 76 novos casos de Covid-19 são confirmados em Itamaraju

Os casos de Covid-19 em Itamaraju não param de crescer, segundo o boletim epidemiológico divulgado ...