O pedido de recuperação judicial da Agrogalaxy, uma das principais fornecedoras de insumos agrícolas do Brasil, revelou a fragilidade no setor. Com dívidas de quase R$5 bilhões, a empresa fechou metade de suas lojas e anunciou 550 demissões, trazendo à tona a importância de se abordar a saúde financeira e a resiliência no agronegócio.
Além disso, em meio a crises climáticas e acusações de crimes ambientais, a sustentabilidade econômica das empresas agropecuárias e dos fundos de agronegócio do Fiagro – que registraram perdas de até 18% em setembro – está em risco.
O cenário geral é preocupante: até agosto de 2024, o número de recuperações judiciais no setor agropecuário já superou mais de 16% do total de 2023. Com o final do ano prevendo uma safra menor e o aumento de adversidades climáticas, o impacto sobre a rentabilidade dos FIAGROs tende a crescer. Para entender a dimensão disso, empresas agropecuárias representaram quase 34% das recuperações judiciais em 2024, das quais 98% são de pequenos produtores e microempresas – evidenciando a vulnerabilidade desses negócios.
Nessa linha, ferramentas tecnológicas de análise de dados, como imagens de satélite, mostram-se essenciais. Soluções como essa permitem monitorar fenômenos climáticos e riscos ambientais com precisão, apoiando agricultores de todos os portes a otimizar suas operações e prever crises futuras. Um exemplo recente de como a ausência de controle pode impactar o setor é a operação Carne Fria 2 do Ibama, que multou frigoríficos em mais de R$360 milhões por adquirirem gado de áreas embargadas por desmatamento ilegal, trazendo um alerta claro sobre a necessidade de práticas responsáveis no setor.
Diante deste cenário, o que acha de agendarmos um bate-papo com Mathias Brem, especialista em gestão de dados e sócio fundador da Rox Partner, para aprofundar o conhecimento sobre esse tema, bem como alternativas para evitar ou mitigar crises como esta.
Fico à disposição para agendar a entrevista ou fornecer qualquer informação adicional.
Desde já, agradeço a atenção!
