O deputado federal Capitão Alden (PL-BA), vice-líder da bancada de oposição na Câmara, voltou a cobrar explicações sobre a compra malsucedida de respiradores pelo Consórcio Nordeste durante a pandemia.
Em discurso na sessão desta segunda-feira (28), Alden responsabilizou o então presidente do consórcio, Rui Costa, hoje ministro da Casa-Civil.
“Fui o primeiro parlamentar do Brasil a denunciar o Consórcio Nordeste. Em maio de 2020 fiz a primeira denúncia ao TCE alertando sobre os superfaturamentos nas compras de respiradores. As compras juntas somam mais de R$ 264 milhões de reais”, declarou Capitão Alden.
“A Hempcare [empresa contratada],
que foi no valor de R$ 49 milhões,
foi apenas uma das compras. Ainda tem os contratos da Ocean 26 e Pulsar Development. Na época, solicitei abertura de uma CPI na Assembleia Legislativa da Bahia, mas infelizmente não me ouviram”, acrescentou.
Segundo Alden, “milhares de pessoas morreram sem tratamento”. E questionou: “Não seria Rui Costa o verdadeiro genocida?”.
O parlamentar destacou que segue firme no combate à corrupção e reafirmou sua atuação desde os primeiros indícios de irregularidade na gestão dos recursos públicos pelo Consórcio Nordeste.
Confira a fala na íntegra:
https://www.instagram.com/reel/DJBlFejNew7/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
