Na nova coluna, que será publicada periodicamente no portal Eu Atleta, campeão olímpico pretende abordar temas que unem o alto rendimento e o lado humano do atleta

O campeão olímpico Arthur Zanetti, um dos maiores nomes da ginástica artística brasileira, iniciou uma nova fase em sua trajetória. Ele passa a fazer parte do time de colunistas do ge.globo. A estreia foi com um texto sobre saúde mental no esporte, publicado neste 10 de outubro, data que marca o Dia Mundial da Saúde Mental.
O novo desafio para Zanetti se junta a uma série de outras atividades que o ex-ginasta tem desempenhado nos últimos meses: técnico, professor, árbitro, comentarista do SportTV e embaixador do Comitê Olímpico Internacional (COI) na campanha #BelieveInSport. Agora, como colunista, o medalhista de ouro nas Olimpíadas de Londres 2012 quer usar sua experiência para inspirar e orientar quem vive e respira esporte, sejam atletas profissionais ou amadores.
Na estreia da coluna, o campeão olímpico aborda os dilemas relacionados aos cuidados à saúde mental no esporte, trazendo como perspectiva a ótica de quem vivenciou de perto as competições de alto rendimento.
Zanetti contou com a ajuda de especialistas na área para traçar um panorama dos principais desafios psíquicos dentro do esporte, além de comentar casos específicos de atletas de alto rendimento, como o da ginasta Simone Biles, que se afastou das competições depois de alegar sobrecarga mental em meio aos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Na estreia, participaram com Zanetti, Higor Caldato (@drhigorcaldato), psiquiatra, especialista em psicoterapias, transtornos alimentares e obesidade. Sócio do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), e Cristina Nunes, mestre em Psicologia do Esporte, com experiência no Comitê Olímpico Brasileiro e no Comitê Paralímpico Brasileiro.
“Durante muito tempo, o foco do atleta foi apenas o corpo. Mas aprendi, na prática, que a mente precisa estar tão bem preparada quanto à parte física. Falar sobre isso é essencial, não só para quem compete, mas para qualquer pessoa que busca equilíbrio na vida”, conta Zanetti.
Na nova coluna, que será publicada periodicamente, Zanetti pretende abordar temas que unem o alto rendimento e o lado humano do atleta, como motivação, disciplina, superação e bem-estar. O objetivo é inspirar novas gerações e mostrar que o esporte vai muito além de medalhas.
Arthur Zanetti pode se orgulhar de carregar no currículo o ineditismo e grandes conquistas. Primeiro latino-americano a conquistar o ouro olímpico na ginástica artística, Zanetti também foi campeão mundial nas argolas e emocionou o Brasil com a prata, na Rio 2016, além de ter se mantido entre os melhores do mundo por mais de uma década, tornando-se uma referência no esporte olímpico.
“A ginástica me ensinou sobre limites, vitórias e derrotas. Mas, acima de tudo, me ensinou sobre equilíbrio, dentro e fora das competições. É isso que quero dividir com as pessoas agora”, destaca.
Com sua estreia no Eu Atleta, Zanetti reforça o compromisso de seguir contribuindo para o futuro do esporte brasileiro, desta vez, pela força da palavra e do exemplo.
FONTES:
Cristina Nunes, mestre em Psicologia do Esporte, psicóloga do esporte e, por mais de uma década, membro do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Higor Caldato (@drhigorcaldato), psiquiatra, especialista em psicoterapias, transtornos alimentares e obesidade. Sócio do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais).
Médico psiquiatra pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/IPUB), residência em psicoterapias com ênfase em Transtornos Alimentares e Obesidade também pela universidade carioca, através do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares do IPUB e do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (GOTA – IPUB/IEDE).
