Home / Bahia / ARTESANATO DA BAHIA TERÁ RODADA DE NEGÓCIOS COM COMPRADORES E LOJISTAS

ARTESANATO DA BAHIA TERÁ RODADA DE NEGÓCIOS COM COMPRADORES E LOJISTAS

A 1ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia vai reunir lojistas e
compradores do país, artesãos, arquitetos, decoradores, imprensa e
profissionais do setor, de 24 a 26 de novembro, com atividades e
atendimentos on-line e presenciais, das 10h às 18h, no Centro de
Comercialização do Artesanato da Bahia*, no Largo do Porto da Barra, 02, em
Salvador.

Os lojistas interessados podem agendar os atendimentos através do
71 99906-6746. A abertura do evento, transmitida através do *Facebook*
e *Youtube
do Artesanato da Bahia*, reunirá representantes do setor em uma live, no
dia 24/11, às 10 horas.

A rodada foi criada para ampliar as oportunidades de comercialização do
artesanato no estado e apresentar a sua capacidade produtiva para atender
ao mercado nacional, gerando novos negócios. Em reuniões on-line ou
presenciais pré-agendadas, cerca de 200 artesãos e grupos de várias regiões
do estado oferecem seus produtos a lojistas, de acordo com os interesses de
compras de cada um. Os compradores terão oportunidade de conhecer e se
informar sobre os processos produtivos, as técnicas e materiais utilizados
pelos criadores.

A Rodada de Negócios faz parte das Ações de Qualificação, Promoção e
Comercialização do Artesanato da Bahia, realizadas pela Secretaria do
Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre Bahia, através da Coordenação de
Fomento ao Artesanato, e pela Associação Fábrica Cultural.

“A Rodada de Negócios é mais uma ferramenta para resolver um dos principais
gargalos do segmento artesanal, que é o escoamento da sua produção, além de
fazer uma ponte direta entre um público comprador e os artesãos”, comenta
Davidson Magalhães, secretário da Setre.

No evento, a participação presencial de lojistas e compradores será através
de visita agendada no Centro de Comercialização, onde todos deverão
respeitar as normas de segurança sanitária e distanciamento social. Além da
exposição de produtos, o espaço físico contará com a participação de dez
artesãos, que representarão grupos e territórios do estado. Ferramenta
digitais também proporcionarão a participação de artesãs e artesãos e
compradores espalhados por diversas cidades. Os encontros virtuais são
pré-agendados entre compradores e ofertantes, para que possam estabelecer
acordos necessários a uma melhor negociação.

“Qual a expressão da Bahia neste momento para o mercado de artesanato
brasileiro? A pergunta inspira a Rodada de Negócios, que foi pensada como
uma importante expressão de fomento e visibilidade para mostrar o que o
Estado tem desenvolvido, apresentando os diferenciais, as novas técnicas e
os nossos artesãos. É reposicionar o nosso artesanato, alcançando as
principais vitrines do país e novos mercados. Não falamos apenas da compra
específica, do comprador que vem até a Bahia, mas de vivenciar o turismo e
a arte. A rodada vai reposicionar o segmento numa ação comercial e fazer
com que a gente desenhe uma nova rota comercial”, afirma Teresa Carvalho,
diretora de projetos da Fábrica Cultural.

VENDAS

Os curadores do evento buscaram artesãos e grupos com capacidade de entrega
de produto com boa qualidade no acabamento e maturidade conceitual. Os
produtos estarão organizados em um catálogo com fotos e fichas técnicas,
que facilitará as vendas presenciais e online. O material será encaminhado
exclusivamente para compradores cadastrados na Rodada de Negócios. Os
pedidos serão supervisionados pela equipe de suporte do Artesanato da
Bahia, garantindo que os artesãos realizem acordos eficazes e seguros do
ponto de vista da produção e entrega.

Na Rodada de Negócios, as vendas de pronta-entrega correspondem a 30% da
produção ofertada. No sentido de preparar uma oferta variada e atrativa, os
consultores do Artesanato da Bahia vêm trabalhando na demanda sinalizada
por lojistas sobre especificações de produtos e tipologias.

O encontro presencial será no Centro de Comercialização, que reúne mais de
7 mil produtos de Artesanato de todos os pólos territoriais do Estado da
Bahia. Além de loja, ela funciona como ponto central de comercialização de
artesanato, facilitando o acesso de lojistas e compradores a todos os
artesãos cadastrados, como ceramistas e comunidades tradicionais, a exemplo
de indígenas. Os lojistas interessados podem agendar os atendimentos
(presenciais ou on-line) através do 71 99906-6746.

PROGRAMAÇÃO
24/11 – Live de abertura – 10 horas

– Encontro presenciais agendados – A partir das 13 horas

25/11 –  Encontros presenciais agendados por telefone Manhã (a partir das
10hs) e tarde (13hs)

26/11 –  Encontros virtuais. Manhã e tarde

*Jamil Moreira Castro*

Facebook Comments

x

Check Also

Comediante soteropolitano é destaque no stand-up nacional

Crescido em bairro periférico de Salvador, Jhordan Matheus está turnê com espetáculo Textani Facebook Comments

Hairstylist das estrelas, Diego Andradez, promove ação solidária de Natal

Com renda revertida para doação de cestas natalinas ao Lar Pérolas de Cristo, ação Seja ...

Exposição do artista plástico Davi Caires é realizada na primeira clínica galeria do Brasil

Clínica une dermatologia e arte, com coleção composta por 21 retratos sobre a singularidade da ...

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com