Home / Bahia / ARTESANATO DA BAHIA TERÁ RODADA DE NEGÓCIOS COM COMPRADORES E LOJISTAS

ARTESANATO DA BAHIA TERÁ RODADA DE NEGÓCIOS COM COMPRADORES E LOJISTAS

A 1ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia vai reunir lojistas e
compradores do país, artesãos, arquitetos, decoradores, imprensa e
profissionais do setor, de 24 a 26 de novembro, com atividades e
atendimentos on-line e presenciais, das 10h às 18h, no Centro de
Comercialização do Artesanato da Bahia*, no Largo do Porto da Barra, 02, em
Salvador.

Os lojistas interessados podem agendar os atendimentos através do
71 99906-6746. A abertura do evento, transmitida através do *Facebook*
e *Youtube
do Artesanato da Bahia*, reunirá representantes do setor em uma live, no
dia 24/11, às 10 horas.

A rodada foi criada para ampliar as oportunidades de comercialização do
artesanato no estado e apresentar a sua capacidade produtiva para atender
ao mercado nacional, gerando novos negócios. Em reuniões on-line ou
presenciais pré-agendadas, cerca de 200 artesãos e grupos de várias regiões
do estado oferecem seus produtos a lojistas, de acordo com os interesses de
compras de cada um. Os compradores terão oportunidade de conhecer e se
informar sobre os processos produtivos, as técnicas e materiais utilizados
pelos criadores.

A Rodada de Negócios faz parte das Ações de Qualificação, Promoção e
Comercialização do Artesanato da Bahia, realizadas pela Secretaria do
Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre Bahia, através da Coordenação de
Fomento ao Artesanato, e pela Associação Fábrica Cultural.

“A Rodada de Negócios é mais uma ferramenta para resolver um dos principais
gargalos do segmento artesanal, que é o escoamento da sua produção, além de
fazer uma ponte direta entre um público comprador e os artesãos”, comenta
Davidson Magalhães, secretário da Setre.

No evento, a participação presencial de lojistas e compradores será através
de visita agendada no Centro de Comercialização, onde todos deverão
respeitar as normas de segurança sanitária e distanciamento social. Além da
exposição de produtos, o espaço físico contará com a participação de dez
artesãos, que representarão grupos e territórios do estado. Ferramenta
digitais também proporcionarão a participação de artesãs e artesãos e
compradores espalhados por diversas cidades. Os encontros virtuais são
pré-agendados entre compradores e ofertantes, para que possam estabelecer
acordos necessários a uma melhor negociação.

“Qual a expressão da Bahia neste momento para o mercado de artesanato
brasileiro? A pergunta inspira a Rodada de Negócios, que foi pensada como
uma importante expressão de fomento e visibilidade para mostrar o que o
Estado tem desenvolvido, apresentando os diferenciais, as novas técnicas e
os nossos artesãos. É reposicionar o nosso artesanato, alcançando as
principais vitrines do país e novos mercados. Não falamos apenas da compra
específica, do comprador que vem até a Bahia, mas de vivenciar o turismo e
a arte. A rodada vai reposicionar o segmento numa ação comercial e fazer
com que a gente desenhe uma nova rota comercial”, afirma Teresa Carvalho,
diretora de projetos da Fábrica Cultural.

VENDAS

Os curadores do evento buscaram artesãos e grupos com capacidade de entrega
de produto com boa qualidade no acabamento e maturidade conceitual. Os
produtos estarão organizados em um catálogo com fotos e fichas técnicas,
que facilitará as vendas presenciais e online. O material será encaminhado
exclusivamente para compradores cadastrados na Rodada de Negócios. Os
pedidos serão supervisionados pela equipe de suporte do Artesanato da
Bahia, garantindo que os artesãos realizem acordos eficazes e seguros do
ponto de vista da produção e entrega.

Na Rodada de Negócios, as vendas de pronta-entrega correspondem a 30% da
produção ofertada. No sentido de preparar uma oferta variada e atrativa, os
consultores do Artesanato da Bahia vêm trabalhando na demanda sinalizada
por lojistas sobre especificações de produtos e tipologias.

O encontro presencial será no Centro de Comercialização, que reúne mais de
7 mil produtos de Artesanato de todos os pólos territoriais do Estado da
Bahia. Além de loja, ela funciona como ponto central de comercialização de
artesanato, facilitando o acesso de lojistas e compradores a todos os
artesãos cadastrados, como ceramistas e comunidades tradicionais, a exemplo
de indígenas. Os lojistas interessados podem agendar os atendimentos
(presenciais ou on-line) através do 71 99906-6746.

PROGRAMAÇÃO
24/11 – Live de abertura – 10 horas

– Encontro presenciais agendados – A partir das 13 horas

25/11 –  Encontros presenciais agendados por telefone Manhã (a partir das
10hs) e tarde (13hs)

26/11 –  Encontros virtuais. Manhã e tarde

*Jamil Moreira Castro*

Facebook Comments

Sobre Gildo Ramos Cunha

x

Check Also

Viaje para Portugal! Experimente a cozinha lusitana em casa

Bar-restaurante proporciona experiência gastronômica em serviço delivery. Facebook Comments

Inajá Iê’ canta o sertão em novo single de Charles Theone

Com xote envolvente, artista homenageia a cultura nordestina e suas origens. Facebook Comments

Casa MAR e Afroimpacto promovem curso gratuito de Capacitação Profissional para Trancistas

Com foco em profissionalizar mulheres negras na arte de trançar cabelos, curso ainda apresenta ferramentas ...