Home / Agricultura / Avicultura ganha Centro global de pesquisas da Trouw Nutrition com foco na redução do uso de antibióticos

Avicultura ganha Centro global de pesquisas da Trouw Nutrition com foco na redução do uso de antibióticos

Localizado na Espanha, o centro é responsável por análises que vão desde observações de rotina, como o desempenho animal e a qualidade da carcaça, até pesquisas complexas que simulam condições intestinais específicas

“Mais de 75% dos antibióticos usados ​​na produção avícola têm como objetivo o controle de problemas digestivos nas aves. Portanto, há uma grande oportunidade para reduzir os antibióticos na avicultura melhorando a saúde intestinal dos animais e obtendo desempenho igual ou superior em termos de produtividade das granjas”, destaca Raquel Bighetti Araujo, gerente de produto para Monogástricos da Trouw Nutrition.

Com o objetivo de simular os desafios das granjas e estudar novas soluções para um antigo problema, a Trouw Nutrition conta com o Centro de Pesquisa de Avicultura, na Espanha, no qual recentemente foi inaugurada a Unidade de Nutrição e Saúde de Aves. “Temos responsabilidade perante os produtores: inovar para garantir o sucesso do negócio. A nova unidade de pesquisa é capaz de replicar condições climáticas e ambientais, como umidade, temperatura e densidade, simulando diferentes características de produção avícola em todo o mundo”, explica a gerente da Trouw Nutrition.

Raquel Araujo destaca a parceria com Filip van Immerseel, professor do Departamento de Patologia, Bacteriologia e Doenças Aviárias da Universidade de Gent (Bélgica), que trabalha tanto com o desenvolvimento de modelos de desafios, como também com ferramentas de diagnóstico de disbacteriose.

“Embora existam diferentes métodos confiáveis para diagnosticar a disbiose, o objetivo é desenvolver métodos mais rápidos e menos custosos, como biomarcadores, que têm sido validados por pesquisas. Como as causas dos problemas intestinais são multifatoriais, precisamos simular diferentes desafios, pesquisar e desenvolver as soluções ideais para cada um deles. É por isso que pesquisa e desenvolvimento norteiam os investimentos da Trouw Nutrition: soluções assertivas levam a melhores índices de produtividade e menores custos de produção”, reforça a gerente da Trouw Nutrition.

“Cada sala de estudo na instalação pode acomodar 48 boxes que podem ser ajustados para simular diferentes densidades de animais. A unidade também conta com sete reservatórios de água que permitem a avaliação de tratamentos via água de maneira adequada. As gaiolas de digestibilidade facilitam a pesquisa nutricional de precisão, incluindo a influência de ingredientes na ingestão de ração, biodisponibilidade de nutrientes e taxas de conversão alimentar” pontua a especialista.

Toda a infraestrutura da unidade foi pensada para proporcionar bem-estar animal, seguindo rígidos protocolos. A biosseguridade é outro ponto levado muito a sério pela empresa e as instalações são protegidas contra agentes patogênicos. A Trouw Nutrition possui comitê externo de bem-estar animal que supervisiona todos os estudos e realiza avaliações anuais para garantir que os padrões de bem-estar e segurança sejam mantidos.

“O caminho para a redução do uso de antibióticos não envolve solução única. Investir em um centro de pesquisas capaz de simular todas as variáveis que influenciam a saúde intestinal é a nossa contribuição para produção avícola global, que cada vez mais sente a pressão dos consumidores para ter alimentos de qualidade e seguros à mesa”, completa Raquel Araujo.

Facebook Comments

Sobre Gildo Ramos Cunha

x

Check Also

Nem abaixo nem acima do peso ideal: Por que é importante a uniformidade do lote das aves de postura?

Em um cenário em que o custo de produção sofre variações frequentemente, produzir com eficiência ...

Efeitos da micotoxina Zearalenona (ZEN) sobre a imunidade e o trato intestinal de suínos

Por Konstantinos Sarantis, gerente global de produto para Micotoxinas da Biomin Facebook Comments

Salmonelose é sinônimo de perda de desempenho zootécnico e custos extras na avicultura e suinocultura

Especialista alerta para o manejo adequado e controle da doença, inclusive para evitar recontaminação; bactéria ...

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com