Home / Saúde / Clareamento dental: Métodos naturais e procedimentos odontológicos para recuperar o sorriso

Clareamento dental: Métodos naturais e procedimentos odontológicos para recuperar o sorriso

Ter os dentes brancos é o sonho de muitos, afinal, aparentar um belo sorriso pode ser o cartão de visitas para diversas relações. Pensando nisso, serão colocadas neste artigo formas de recuperar e manter a coloração dental e quais são os métodos para fazer um clareamento dental com segurança.

Utilizando bicarbonato

Esfregar o bicarbonato de sódio ou escovar os dentes com a substância pode remover algumas manchas nos dentes, por conta da esfoliação feita no esmalte dentário, trazendo a sensação de clareamento. 

Esse método de clareamento dental é bem comum, sendo geralmente incluído na escovação da arcada dentária. No entanto, ele demanda cuidado, pois não pode ser feito em excesso, podendo fragilizar a estrutura.

Inclusive, esse não é um procedimento que, de fato, atinge o clareamento dental, pois não possui elementos derivados de propriedades clareadoras para ter esse efeito, como os chamados de peróxidos. 

Os peróxidos são substâncias que possuem a capacidade de oxidar a estrutura dental, clareando-a.

Casca de banana

A ideia de utilizar casca de banana para clarear os dentes é similar a de utilizar o bicarbonato, pois ela consegue remover algumas manchas, mas não haverá, de fato, um clareamento dental, justamente pela falta de peróxidos em sua composição.

Contudo, é preciso destacar neste ponto que é necessário ter cuidado com misturas e receitas tidas como milagrosas, pois podem provocar queimaduras na mucosa e mudança na flora bucal, causando aftas, úlceras e odores.

O que de fato clarea os dentes?

O que irá clarear os dentes, com certeza, é com o clareamento dental junto ao profissional, que pode ser feito tanto no consultório do dentista quanto em casa. 

Esse é o único meio com eficácia de clareamento garantida, mas que demanda atenção ao pesquisar quanto custa um clareamento dental

Isso porque existem diferentes métodos que podem ser aplicados e o preço pode variar conforme a técnica e necessidade do quadro. Assim, uma avaliação deve ser feita adequadamente junto ao profissional, para identificar o melhor procedimento.

No consultório odontológico, o profissional irá realizar o clareamento dental com a aplicação do gel clareador, que será ativado pelo uso de um laser. Esse procedimento dura cerca de uma hora e pode resgatar a coloração dental, alcançando o valor de até sete vezes.

Há também um método de clareamento que pode ser feito em casa com a utilização de uma moldeira impressa. O procedimento deve ser acompanhado semanalmente com o profissional, para averiguar sua evolução, sendo usado entre 1h e 4h por dia para melhorar a coloração dental.

Aplicação da lente de contato

Além dos processos de clareamento, a utilização de uma lente de contato de dente pode ser indicada para resgatar a coloração dos dentes, impactando também em outras mudanças estruturais que podem ser necessárias.

O benefício desse procedimento é que ele apresenta alta durabilidade, se houver os cuidados devidos, podendo chegar a 20 anos. Além disso, ele possibilita preencher os espaços na dentição, ajustar suas dimensões e corrigir quebras, deixando o sorriso alinhado. 

Por isso, ao considerar a realização do tratamento, é preciso avaliar quanto custa lente de contato dental e se sua colocação será feita em toda a arcada, já que o procedimento pode ser feito de forma unitária e seu valor pode ser variado.

Qual a influência da alimentação na coloração dos dentes?

Primeiramente, é preciso considerar que há interferência direta entre a alimentação e a saúde/coloração dental.

Os alimentos muito pigmentados, por exemplo, podem escurecer ou manchar a arcada dentária se forem consumidos com muita frequência ou se não houver cuidados com a higienização bucal.

Por esse motivo, indica-se evitar produtos como:

  • Beterraba;
  • Tomate;
  • Café;
  • Refrigerante;
  • Suco de uva;
  • Vinho.

 

É importante, ao ingerir esse tipo de alimento, passar uma água na boca ou realizar a higienização, para que não fiquem resíduos alimentares nos dentes que podem afetar a coloração da dentição. 

Além disso, outra sugestão é recorrer ao uso de canudos, principalmente ao ingerir líquidos com alta pigmentação e após processos de clareamento, de modo a preservar a estrutura e reduzir o contato desses produtos com a dentição.

Os alimentos açucarados também podem impactar na coloração dos dentes, além de causar cáries. Isso porque o açúcar contribui para a liberação de ácidos no esmalte dentário, responsável por proteger a coloração e a resistência dos dentes.

Por fim, também há alimentos que contribuem para a manutenção dos dentes, auxiliando na preservação de seu tom.

As frutas ricas em fibras e água, como melancia e maçã, por exemplo, são grandes aliadas para manter a coloração dos dentes ou mesmo para protegê-los de doenças bucais.

Isso acontece porque elas agem como detergentes, retirando os resíduos alimentares presos nos dentes. 

É preciso lembrar que hábitos de higienização como a escovação após a refeição, utilização de enxaguante bucal e fio dental, são essenciais e devem ser feitos diariamente para impedir que os dentes percam a sua coloração e resistência.

Isso vale principalmente para quem utiliza aparelho dental invisivel, pois os resíduos alimentares que ficarem presos na boca podem favorecer a ação das bactérias, favorecendo a erosão e o amarelamento. Assim, a escovação se mostra uma grande aliada na conservação da estrutura.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Facebook Comments

Sobre Gildo Ramos Cunha

x

Check Also

Aparelhos ortodônticos: conheça os diferentes tipos e suas funções

Os aparelhos ortodônticos são muito conhecidos e utilizados para a correção de problemas dentários estruturais, ...

Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia explica possíveis causas para aumento da queda de cabelo

Mudanças no padrão de queda de cabelo é o primeiro sinal para identificar o problema ...

Sexo podem ajudar na prevenção contra o coronavírus; entenda

Em meio a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muitas pessoas estão em busca de métodos ...

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com