Home / Saúde / Clareamento dental: Métodos naturais e procedimentos odontológicos para recuperar o sorriso

Clareamento dental: Métodos naturais e procedimentos odontológicos para recuperar o sorriso

Ter os dentes brancos é o sonho de muitos, afinal, aparentar um belo sorriso pode ser o cartão de visitas para diversas relações. Pensando nisso, serão colocadas neste artigo formas de recuperar e manter a coloração dental e quais são os métodos para fazer um clareamento dental com segurança.

Utilizando bicarbonato

Esfregar o bicarbonato de sódio ou escovar os dentes com a substância pode remover algumas manchas nos dentes, por conta da esfoliação feita no esmalte dentário, trazendo a sensação de clareamento. 

Esse método de clareamento dental é bem comum, sendo geralmente incluído na escovação da arcada dentária. No entanto, ele demanda cuidado, pois não pode ser feito em excesso, podendo fragilizar a estrutura.

Inclusive, esse não é um procedimento que, de fato, atinge o clareamento dental, pois não possui elementos derivados de propriedades clareadoras para ter esse efeito, como os chamados de peróxidos. 

Os peróxidos são substâncias que possuem a capacidade de oxidar a estrutura dental, clareando-a.

Casca de banana

A ideia de utilizar casca de banana para clarear os dentes é similar a de utilizar o bicarbonato, pois ela consegue remover algumas manchas, mas não haverá, de fato, um clareamento dental, justamente pela falta de peróxidos em sua composição.

Contudo, é preciso destacar neste ponto que é necessário ter cuidado com misturas e receitas tidas como milagrosas, pois podem provocar queimaduras na mucosa e mudança na flora bucal, causando aftas, úlceras e odores.

O que de fato clarea os dentes?

O que irá clarear os dentes, com certeza, é com o clareamento dental junto ao profissional, que pode ser feito tanto no consultório do dentista quanto em casa. 

Esse é o único meio com eficácia de clareamento garantida, mas que demanda atenção ao pesquisar quanto custa um clareamento dental

Isso porque existem diferentes métodos que podem ser aplicados e o preço pode variar conforme a técnica e necessidade do quadro. Assim, uma avaliação deve ser feita adequadamente junto ao profissional, para identificar o melhor procedimento.

No consultório odontológico, o profissional irá realizar o clareamento dental com a aplicação do gel clareador, que será ativado pelo uso de um laser. Esse procedimento dura cerca de uma hora e pode resgatar a coloração dental, alcançando o valor de até sete vezes.

Há também um método de clareamento que pode ser feito em casa com a utilização de uma moldeira impressa. O procedimento deve ser acompanhado semanalmente com o profissional, para averiguar sua evolução, sendo usado entre 1h e 4h por dia para melhorar a coloração dental.

Aplicação da lente de contato

Além dos processos de clareamento, a utilização de uma lente de contato de dente pode ser indicada para resgatar a coloração dos dentes, impactando também em outras mudanças estruturais que podem ser necessárias.

O benefício desse procedimento é que ele apresenta alta durabilidade, se houver os cuidados devidos, podendo chegar a 20 anos. Além disso, ele possibilita preencher os espaços na dentição, ajustar suas dimensões e corrigir quebras, deixando o sorriso alinhado. 

Por isso, ao considerar a realização do tratamento, é preciso avaliar quanto custa lente de contato dental e se sua colocação será feita em toda a arcada, já que o procedimento pode ser feito de forma unitária e seu valor pode ser variado.

Qual a influência da alimentação na coloração dos dentes?

Primeiramente, é preciso considerar que há interferência direta entre a alimentação e a saúde/coloração dental.

Os alimentos muito pigmentados, por exemplo, podem escurecer ou manchar a arcada dentária se forem consumidos com muita frequência ou se não houver cuidados com a higienização bucal.

Por esse motivo, indica-se evitar produtos como:

  • Beterraba;
  • Tomate;
  • Café;
  • Refrigerante;
  • Suco de uva;
  • Vinho.

 

É importante, ao ingerir esse tipo de alimento, passar uma água na boca ou realizar a higienização, para que não fiquem resíduos alimentares nos dentes que podem afetar a coloração da dentição. 

Além disso, outra sugestão é recorrer ao uso de canudos, principalmente ao ingerir líquidos com alta pigmentação e após processos de clareamento, de modo a preservar a estrutura e reduzir o contato desses produtos com a dentição.

Os alimentos açucarados também podem impactar na coloração dos dentes, além de causar cáries. Isso porque o açúcar contribui para a liberação de ácidos no esmalte dentário, responsável por proteger a coloração e a resistência dos dentes.

Por fim, também há alimentos que contribuem para a manutenção dos dentes, auxiliando na preservação de seu tom.

As frutas ricas em fibras e água, como melancia e maçã, por exemplo, são grandes aliadas para manter a coloração dos dentes ou mesmo para protegê-los de doenças bucais.

Isso acontece porque elas agem como detergentes, retirando os resíduos alimentares presos nos dentes. 

É preciso lembrar que hábitos de higienização como a escovação após a refeição, utilização de enxaguante bucal e fio dental, são essenciais e devem ser feitos diariamente para impedir que os dentes percam a sua coloração e resistência.

Isso vale principalmente para quem utiliza aparelho dental invisivel, pois os resíduos alimentares que ficarem presos na boca podem favorecer a ação das bactérias, favorecendo a erosão e o amarelamento. Assim, a escovação se mostra uma grande aliada na conservação da estrutura.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Facebook Comments

Sobre Gildo Ramos Cunha

x

Check Also

Mais 6,9 milhões de vacinas Covid-19 são distribuídas para todo o Brasil a partir deste sábado (1°/5)

Ministério da Saúde está distribuindo mais um lote com 6,9 milhões de doses de vacinas ...

Revolução da Longevidade’ aproxima população madura e novas tecnologias

Pioneira no estado, Instituto Amadurecer acelera as transformações sociais ligadas ao amadurecimento. Facebook Comments

Família de jovem da cidade de Uruçuca no Litoral Sul da Bahia, pede ajuda para jovem custear tratamento de câncer

O  jovem  Rones  Argôlo de  28 anos, morador da cidade de Uruçuca no Litoral Sul ...