Home / política / Disputa pelo controle do PRTB tem acusação de tráfico de drogas, estelionato, Maria da Penha e pedido de intervenção

Disputa pelo controle do PRTB tem acusação de tráfico de drogas, estelionato, Maria da Penha e pedido de intervenção

Brasília-DF, 25/7/23 – Com a morte do fundador do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Levy Fidelix, em 23 de abril de 2021, vitima da Covid 19, teve início uma disputa pelo controle interno do partido. Legenda ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro, tendo indicado na chapa vencedora das eleições de 2018, o então vice-presidente Hamilton Mourão, hoje senador da República pelo Republicanos, a agremiação passa nesse momento por uma crise sem precedentes.

Considerado um partido de direita, que durante os últimos 4 anos, defendeu a bandeira do Bolsonarismo, Deus, Pátria e família, o PRTB parece que só defendia no discurso.

Logo após o falecimento de Levy, em 2021, sua esposa Aldineia Rodrigues Fidelix da Cruz assumiu o controle do partido. Acusada de diversas irregularidades na gestão do PRTB, ela foi derrubada pela justiça e  por Julio Fidelix. Acontece que no final do mês de maio, Julio foi afastado pelo ministro Alexandre de Moraes, também, por irregularidades na condução do partido.

Julio Fidelix e Aldineia Fidelix, irmão e viúva de Levy, travam uma disputa dentro do partido com diversas acusações de ambos os lados. Aldineia afirma que Julio falsificou a ata que o elegeu no dia 30 de dezembro de 2021, incluindo na ata da convenção assinaturas falsas, inclusive de fundadores do partido que já haviam falecido. Aldineia é acusada de uso indevido dos recursos do partido.

A queda de braço foi parar no Tribunal Superior Eleitora (TSE) sob a relatoria do Ministro Alexandre de Moraes que determinou a convocação dos vices presidentes Pedro Tiago de Orleans e Bragança e Murad Karabachian, para no prazo de 60 dias convocarem novas eleições no partido.

Uma serie de petições foram parar no TSE com acusações de todos os lados. Em uma delas, um dos convocados para realizar as eleições, Murad Karabachian, é acusado de possui diversas condenações criminais e responder a vários processos por estelionato (venda de terreno já comercializado) e Lei Maria da Penha ( agressão à ex-mulher Novart Karabachian), inclusive tendo sido afastado da direção da Fundação Karnig Bazarian (Faculdade Integradas de Ipatinga), por causa dessa condenação.

Nessa mesma petição, a dirigente do PRTB em São Paulo, uma das postulantes ao cargo de presidente nacional do PRTB, é acusada de ser casada com Arthur Marcelo Borges dos Santos, que teria sido inserido ilegalmente como membro do diretório do PRTB. Arthur, que advoga para Murad Karabachian, é acusado ter sido preso e condenado por tráfico de drogas, tendo inclusive um Habeas Corpus negado pelo STJ, por ser reincidente e por ter ficado foragido.

O cunhado de Raquel de Carvalho e irmão de Arthur, Paulo Marcos Borges dos Santos, também é acusado de ter sido inserido irregularmente como membro do diretório nacional e de ser traficante de drogas, além de responder por improbidade administrativa por desvio de recursos públicos.

Em uma das petições enviadas ao TSE, o convocado por Alexandre de Moraes, Murad Karabachian, pede ao ministro a nomeação de Raquel de Carvalho como presidente do PRTB.Ao longo desse ano de 2023, diversas reuniões de membros de PRTB acabaram em confusões com registro de boletim de ocorrência nos estados da Bahia, São Paulo e Distrito Federal, sempre com trocas de acusações.

Apesar de o PRTB não ter batido a clausula de barreiras nas últimas eleições, um partido político é sempre importante nessas disputas municipais para o lançamento de candidaturas de prefeitos e vereadores. Essas legendas menores sobrevivem elegendo vereadores e prefeitos de pequenas cidades.

O ministro Alexandre de Moraes determinou que seja marcado data, hora e local para o termino dessa disputa

[pdf-embedder url=”https://itamarajunews.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Suspensao.pdf”] [pdf-embedder url=”https://itamarajunews.com.br/wp-content/uploads/2023/07/0601743-21.2022.6.00.0000.pdf”] [pdf-embedder url=”https://itamarajunews.com.br/wp-content/uploads/2023/07/RELATORIO-Documentoscopia-PRTB.pdf” title=”RELATORIO – Documentoscopia – PRTB”] [pdf-embedder url=”https://itamarajunews.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Perda-de-registro-profissional-Paulo-Marcos.pdf” title=”Perda de registro profissional Paulo Marcos”] [pdf-embedder url=”https://itamarajunews.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Prisao-Paulo-Marcos-Trafico-de-Drogas.pdf” title=”Prisao Paulo Marcos Trafico de Drogas”] [pdf-embedder url=”https://itamarajunews.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Antecedentes-MURAD.pdf” title=”Antecedentes MURAD”] [pdf-embedder url=”https://itamarajunews.com.br/wp-content/uploads/2023/07/3551e8d2b1569a4c2d1a0e9ec700ca6e3df6c9f9da26de1973781442fbc729960d3a631a0531a2c99ec8e0779bf4218887b7df2fa1e88c25019e0634a8892d5e.pdf”] [pdf-embedder url=”https://itamarajunews.com.br/wp-content/uploads/2023/07/B.O-Criminal-contra-Nacional.pdf” title=”B.O Criminal contra Nacional”]
Please follow and like us:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Parceria

Destaques

x

Check Also

Secretária exalta apoio do MDB a Geraldo Simões em Itabuna: ‘Tem muito a contribuir para a cidade’

A secretária estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia (SIHS), Larissa Moraes (MDB), marcou ...

Reviravolta nas Eleições 2024: STF decide destino das sobras eleitorais

O ano eleitoral já surpreende com possíveis mudanças nas eleições municipais de 2024, com o ...

Autor de projeto que pune invasores de terra, Diego Castro condena invasões no Sul da Bahia

O deputado estadual Diego Castro (PL), autor do Projeto de Lei que visa punir invasores ...

Copyright ©2010 - 2024 ..::||itamarajunews.com.br::... Todos os direitos reservados. Site construído e administrado por Agência Listen Selem CNPJ.33.550.842/0001-76 CelZap (73)99129-4036.