Home / Região / Itamaraju / EMBASA alerta sobre consumo de água durante temporada de calor no extremo sul da Bahia

EMBASA alerta sobre consumo de água durante temporada de calor no extremo sul da Bahia

Reduzir em 5 minutos o tempo do banho pode resultar em uma economia de 1.350 litros de água ao final do mês.

Diversos municípios do extremo sul baiano vêm enfrentando uma onda de calor escaldante nestes últimos dias e, conforme as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a onda de calor persistirá, no mínimo, até domingo, 19. Razão pela qual, a EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento tem buscado orientar os usuários a fazer o uso consciente de água durante esse período de muito mormaço. Com o aumento significativo da temperatura, que tem chegado a até 38°, com sensação térmica entre 40° e 42°, como foi o caso deste último domingo (12), em municípios como Eunápolis, Itamaraju e Teixeira de Freitas, a população tende a aumentar o consumo de água nos imóveis, muitas vezes, promovendo desperdício.

Conforme o gerente regional da EMBASA, Damiraldo Silveira Silva, na busca de um conforto térmico, as pessoas usam mangueiras para molhar ambientes, paredes, ruas e calçadas e até banhos coletivos. “Essa prática gera apenas um conforto momentâneo ao custo de muita água tratada jogada fora e da derrubada das pressões na rede pública de abastecimento ao longo do dia, que prejudica não só o abastecimento no imóvel, mas todos que utilizam a rede pública de distribuição de água”, explicou o gerente regional Damiraldo Silveira.

Visando a qualidade na prestação dos serviços, a EMBASA se antecipou e realizou uma série de ações para assegurar que a população continue com acesso regular à água potável nesta época. “Para enfrentar o calor, aumentamos o volume de captação de água bruta para que o sistema de abastecimento consiga atender toda a população, operando, inclusive, com mais horas de distribuição de água”, salientou a gerente local da EMBASA em Itamaraju, Jandaia Martins.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento também investiu em tecnologia, como a telemetria, que permite o monitoramento remoto da pressão em pontos da rede distribuidora, garantindo mais agilidade na correção de vazamentos e menos perda de água tratada. Para a assistente social da Embasa, Claudice Pires, medidas domésticas podem contribuir para enfrentar o calor sem transtornos.

“Ter uma caixa d’água no imóvel é o mais importante, pois ela garantirá o abastecimento contínuo mesmo em interrupções temporárias por razão de reparos na rede de distribuição. Não lavar carros com mangueiras, reduzir o tempo de banho e regular a válvula ou caixa de descarga periodicamente para evitar vazamentos, também são essenciais”, explica.

Para um consumo econômico, é necessário conhecer os hábitos errados no uso da água e compreender o que pode ser mudado para reduzir o volume consumido. Um exemplo prático é o uso do chuveiro, que é responsável por mais de 30% do volume de água usado mensalmente em uma residência. Um exemplo é reduzir em 5 minutos o tempo do banho, que pode resultar em uma economia de 1.350 litros de água ao final do mês.

Please follow and like us:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Parceria

Destaques

x

Check Also

Vereadora Ny lança pré-candidatura a prefeita de Itamaraju

O município de Itamaraju, completou 62 anos de emancipação política e para comemorar a data ...

Itamaraju 62 anos! Vereadora Ny e Deputado Estadual Matheus Ferreira anunciam importantes obras para o município de Itamaraju

Uma grande força política vem se construindo em Itamaraju, proporcionando desenvolvimento e progresso no município ...

Prefeitura de Itamaraju comemora 62 anos e realiza o 10º Fest Band

Uma cidade especial denominada “paraíso de amor e beleza” que completou no dia 5 de ...

Copyright ©2010 - 2024 ..::||itamarajunews.com.br::... Todos os direitos reservados. Site construído e administrado por Agência Listen Selem CNPJ.33.550.842/0001-76 CelZap (73)99129-4036.