O fechamento do comércio como medida preventiva ao avanço da COVID-19 ocasionou a retração da economia e o consequente cenáriode crise para indústria, comércio e serviços no ano de 2020. Com os setores” ensaiando” suas retomadas deformas diferentes, as políticas de incentivo fiscal e programas de preservaçãodo emprego, a queda da massa efetiva de renda ficou em torno de 4,9%, melhor doque o cenário previsto que apresentava queda de 12,6%. Para o empresário e Diretor Executivo da Zero4Motors,André Novais, “O período de crise impactou o nosso negócio de formadireta. Reduzimos cerca de 28% o faturamento, mesmo oferecendo o mesmo serviçode compra e venda de carros de luxo pela internet”, revela. Segundo o Sebrae, diante de um cenário decrise, o empreendedor precisa ter a inovação como meta constante. Reconhecercenários e oportunidades, entender a demanda da atualidade e criar maneiraspara lidar com os problemas são essenciais para manter o negócio no ritmo. Para André Novais, “É preciso mantera calma sempre e pensar em novas estratégias. O empresário precisa serresiliente, manter o foco, reduzir os custos e pensar fora da caixa. Nessapandemia tivemos que triplicar funções para reduzir jornada de trabalho dealguns funcionários”, destaca. Com perspectiva de crescimento e recente cenáriode estabilidade, o empresário baiano pontua alguns aprendizados oriundos dacrise. “Nunca devemos colocar os ovos no mesmo cesto. Devemos nosdiversificar e investir em algumas outras áreas. A gente deve sempre estáatento as novidades e oportunidades. Teve gente na crise que duplicoupatrimônio e teve gente que perdeu o que tinha. Para quem precisa e quer reerguero próprio negócio, é preciso investir em inovação”, conclui. Para mais informações sobre negócios, acesse operfil do
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