Home / Saúde / Entenda a importância de cuidar da saúde bucal de pessoas com deficiência

Entenda a importância de cuidar da saúde bucal de pessoas com deficiência

O cuidado com a saúde bucal é fundamental para todas as pessoas, tendo como ponto principal a higienização oral. 

Entretanto, esse tipo de cuidado não deve ser feito apenas individualmente, mas também através de um acompanhamento profissional, principalmente em pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

Portanto, o cuidado deve ser redobrado em pessoas deficientes, já que estes possuem problemas físicos ou mentais, o que pode comprometer a coordenação motora, bem como a função física do corpo. 

Além disso, há convenio odontologico empresarial que pode se especializar nesse tipo de serviço.

Dessa forma, será explicado por quais razões essas pessoas merecem atenção dobrada e assim, posteriormente, algumas dicas de como prevenir que problemas se agravam ou como realizar o tratamento, se estiver passando por alguma complicação.

Principais complicações na manutenção dentária em pessoas com deficiência

Por se tratarem de pessoas que sofrem de algum problema que afeta a coordenação e gera dificuldades físicas, deve-se ter ciência, primeiramente, de algumas deficiências como, por exemplo:

  • Tetraplegia;
  • Síndrome de down;
  • Paraplegia;
  • Paralisia cerebral;
  • Má formação óssea ou estrutural.

Problemas esses que podem ser discutidos em algum plano odontologico para mei.

Dessa maneira, é pertinente ter noções de quais complicações decorrem dessas deficiências, e como isso pode influenciar na hora de uma consulta odontológica.

  • Incapacibilidade mental

Isso pode variar de pessoa para pessoa, porém, pode causar um impacto em como a pessoa com deficiência vai conseguir seguir corretamente as dicas do dentista, tal como ele vai se comportar em casa, na hora da escovação.

  • Incapacidade motora

Em alguns casos, pode haver a necessidade de uma pessoa precisar de um acompanhante que possa levá-la na cadeira de rodas, por exemplo. 

Essa pessoa deve ir em consultórios que apresentem a assistência necessária, como uma rampa ou qualquer outro acesso. Normalmente em convenio odontologico para mei há esse tipo de assistência.

  • Incapacidade neuromusculares

Esse tipo de problema pode afetar a boca do paciente. Algumas pessoas com deficiência possuem uma mordida cruzada muito forte, o que pode afetar na mastigação. 

Além disso, podem apresentar problemas na hora de engolir algum alimento, bem como babar constantemente. Tudo isso pode influenciar em problemas bucais.

 

Todas essas complicações, podem acabar acarretando em doenças bucais como: 

  • Perda dentária;
  • Doenças gengivais;
  • Traumas e danos nos dentes;
  • Cáries.

Por esta razão, iremos apresentar algumas dicas de como fazer para prevenir e realizar o tratamento dessas doenças.

Ressaltando também, a importância do acompanhamento profissional especializado nessa área. É necessário conferir como funciona plano odontologico empresarial para saber se eles cobrem esse tipo de especialidade

Importância do atendimento odontológico 

É possível concluir que, sem a ajuda de um profissional especializado, o portador de alguma deficiência encontrará algumas dificuldades em seu caminho. 

Por isso, é de extrema importância que a pessoa responsável pelo portador procure o mais rápido possível alguma clínica que seja especialista nisso. 

Além disso, também é pertinente procurar por plano odontologico empresarial preços, a fim de buscar aquele em que seja mais em conta de acordo com sua renda.

Portanto, se atentar a alguns detalhes é fundamental para que o paciente possa se sentir mais tranquilo, tanto na clínica quanto em casa. Dessa maneira, algumas dicas que podem ser seguidas para resultar em uma melhora na saúde bucal, são: 

  • Busque acompanhamento o quanto antes

Isso é um pouco difícil, pois o paciente pode apresentar aversão de ir ao dentista. Entretanto, após algumas visitas e, principalmente, um bom tratamento, a pessoa com deficiência pode se sentir mais à vontade para ir ao consultório.

Além disso, é imprescindível que todas as pessoas realizem consultas corriqueiras, porém, nesses casos, deve-se redobrar a atenção, pois se trata de pacientes que podem apresentar alguma fragilidade mais facilmente.

  • Procure um profissional especializado

É importante a família, ou o cuidador, procurar por um dentista que seja especializado em pacientes que possuem alguma deficiência. 

Por ser necessário uma atenção a mais, alguns dentistas que não tem essa especialização, podem acabar encontrando dificuldades na forma de tratar o paciente, já que provavelmente este poderá ter alguma deficiência motora, comportamental ou física. 

Por isso, procure dentistas que tenham as habilidades necessárias para tratar essas pessoas.

Dito isso, é possível compreender a importância que os cuidados básicos têm na hora de tratar uma pessoa deficiente. 

Sempre haja com paciência e com clareza, entendendo que as vezes podem aparecer complicações, mas que tudo, com cuidado e firmeza pode ser resolvido tranquilamente.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Facebook Comments

Sobre Gildo Ramos Cunha

x

Check Also

Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia explica possíveis causas para aumento da queda de cabelo

Mudanças no padrão de queda de cabelo é o primeiro sinal para identificar o problema ...

Sexo podem ajudar na prevenção contra o coronavírus; entenda

Em meio a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muitas pessoas estão em busca de métodos ...

Mais dois óbitos e 76 novos casos de Covid-19 são confirmados em Itamaraju

Os casos de Covid-19 em Itamaraju não param de crescer, segundo o boletim epidemiológico divulgado ...