ter. maio 21st, 2019

Equoterapia completa 1 ano e homenageia secretarias parceiras

2 min read

Um ano de muito amor, solidariedade e superação. A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas esteve representada na manhã desta quinta-feira (16), pelos secretários municipais de saúde, Fabiano Marily, de educação, Hermon Freitas, e pelo diretor de cultura, Demerval Pires.

Eles receberam um certificado de Amigo da Equoterapia na cerimônia de aniversário do projeto de Equoterapia da ASSEDIC (Associação Educativa de Inclusão e Cidadania).
O evento, que aconteceu no 13º BEIC (Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação) de Teixeira de Freitas, contou com a participação de autoridades, apoiadores, participantes, voluntários e familiares dos praticantes da equoterapia.
O projeto, que no seu primeiro ano já se tornou uma grande conquista para Teixeira de Freitas, tem o objetivo de utilizar um método terapêutico e educacional por meio da interação do paciente com o cavalo. A abordagem é interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de crianças e adolescentes com deficiência.
Para o secretário municipal de saúde, Fabiano Marily, o apoio das secretarias é fundamental. “Assinamos um termo de cooperação técnica com o projeto fornecendo fisioterapeuta e auxiliar administrativo, e estamos, em conjunto com a equipe do batalhão, estudando outras formas de parceria da secretaria e a equoterapia para atender pacientes do Centro de Referência em Recuperação, com perfil para participar do projeto.” disse.
Antônio Filho idealizou o projeto por conta da deficiência do seu filho, Watila. “O meu filho já passou por 19 cirurgias e um dos médicos me indicou a equoterapia. Então buscamos um local e fomos contemplados pelo Batalhão. Só temos a agradecer aos parceiros por tornar este sonho uma realidade”, explicou emocionado o pai do Watila.

ItamarajuNews | ASCOM/PMTF