Home / Agricultura / Especialista destaca o papel do Brasil na produção de charutos premium

Especialista destaca o papel do Brasil na produção de charutos premium

As folhas de tabaco brasileiro são altamente valorizadas em regiões produtoras, como República Dominicana, Nicarágua e Honduras

A indústria do tabaco no Brasil desempenha um papel importante tanto no mercado interno quanto no cenário internacional de charutos. Além de ser fonte de emprego e renda para muitas comunidades, o tabaco brasileiro é reconhecido por sua qualidade e sabor distintos, tornando-se uma matéria-prima altamente valorizada na produção de charutos de excelência.

A sua produção está centralizada no Recôncavo Bahiano, onde cerca de 3 mil empregos diretos são gerados apenas no município de Cruz das Almas, o principal produtor da região. “A qualidade dessas folhas de tabaco já é altamente reconhecida pelo mercado internacional”, destaca a cigar sommelière Carolina Macedo, da Bulldog Tabacaria, sediada de Curitiba (PR).

A especialista explica que a Bahia exporta aproximadamente 97% de sua produção de folhas de tabaco, principalmente para destinos como China, Holanda e Alemanha. No ano passado, só esse estado brasileiro produziu cerca de 7 milhões de toneladas, em uma área de 5,8 mil hectares.

“Com exceção do mercado cubano, que não aceita folhas de outros países em seus charutos, as folhas de tabaco brasileiro são altamente valorizadas e frequentemente utilizadas em blends de charutos de alta qualidade produzidos em regiões do Caribe, como República Dominicana, Nicarágua e Honduras”, conta Carolina.

Diversas marcas renomadas, como Macanudo, Gurkha e A. J. Fernandez, incorporam folhas brasileiras em seus blends, contribuindo para uma gama diversificada e de alta qualidade de charutos disponíveis no mercado internacional. Muitos inclusive usam essas folhas como capas, que são as folhas mais valiosas do mercado.

A cigar somelière explica que algumas das variedades de folhas de destaque na produção nacional incluem a Mata Norte, Mata Fina e Arapiraca, cada uma contribuindo com características únicas para os blends de charutos. “Empresas como Dannemann utilizam uma combinação de folhas Mata Fina e Sumatra em seus charutos”, diz ela, que assina semanalmente uma newsletter gratuita sobre charutos, com inscrições pelo link https://bit.ly/newsletterbulldog.

A Bulldog Tabacaria fica localizada à Rua General Aristides Athayde Jr., 254, no bairro Bigorrilho, em Curitiba. Tem atendimento de segunda a sexta, das 12h às 20h, e aos sábados das 10h às 18h. Para mais informações, o telefone é (41) 3029-1299 e o WhatsApp (41) 98736-3251.

Please follow and like us:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Parceria

Destaques

x

Check Also

Novidade na Tecnoshow, área da pecuária integra palestras temáticas e campo para dinâmicas com animais

Novo formato permite maior aproximação com o público e demonstrações na prática; espaço terá cerca ...

Programa ZDHC chega ao Brasil em parceria com a Febratex Summit

A diretora executiva da Febratex Group, Giordana Madeira, destacou as conexões com o ZDHC e ...

Operação apreende mais de 10 mil produtos de uso veterinário irregulares para aves

A ação também suspendeu a linha de produção dos produtos envolvidos e apreendeu embalagens, rotulagens ...

Copyright ©2010 - 2024 ..::||itamarajunews.com.br::... Todos os direitos reservados. Site construído e administrado por Agência Listen Selem CNPJ.33.550.842/0001-76 CelZap (73)99129-4036.