Home / Evangélica / Espetáculo online aborda reflexões sobre a vida e a morte

Espetáculo online aborda reflexões sobre a vida e a morte

Cristina Leifer apresenta o solo “Ensaios sobre o fim – A peça”, seguido de bate-papos com convidados.

“De vida quero me inebriar. Ela vem abraçada com a morte. É uma dança. E eu… apenas uma mulher comum. Dancemos! É dia! Se me restam poucos dias, não posso passá-los com medo. O que você faria se lhe restassem poucos dias?” [Trecho da peça]

Abordando a morte – tema ainda considerado tabu, a atriz e psicóloga Cristina Leifer apresenta entre os dias 19 de março e 18 de abril, sempre às sextas, sábado e domingo, a partir das 20h, via plataforma Youtube, o espetáculo solo “Ensaios sobre o fim – A peça”, uma dramaturgia própria indicada ao Prêmio Braskem de Teatro em 2019, na categoria Revelação.

Inspirada em sua própria experiência de luto com a morte do pai, associada ao momento extremo no qual há mais de um milhão de pessoas enlutadas, e após ter vivido outro luto pela morte da sua mãe, Cristina Leifer entende que uma reflexão contemporânea sobre esse tema se torna ainda mais relevante na atualidade, sobretudo, ao poder alcançar mais pessoas em exibições online. Os ingressos custam a partir de R$ 20,00 e podem ser adquiridos através do link https://linktr.ee/cristinaleifer.

“A pandemia e o expressivo número de mortes no Brasil foram motivações cruciais para promover reflexões sobre a morte, o luto e arte. Estamos todos enlutados. Talvez os meus processos de luto, vividos com as mortes do meu pai e da minha mãe, em parceria com a arte, possam fazer sentido para alguém. O formato online, além de ser a única alternativa no momento para uma apresentação teatral, também proporciona um alcance ilimitado de público, inclusive fora do Brasil [haverá legenda em inglês]”, revela a atriz e autora do espetáculo.

Atenta à importância da temática, aprofundando as discussões e promovendo intercâmbio de saberes e opiniões, nos dias 20 e 27 de março e nos dias 03, 10 e 17 de abril, às 21h, as pessoas terão a oportunidade de conversar sobre o tema por meio da sua segunda edição do evento CONVERSAS SOBRE O FIM, que em 2019 teve como palco a Igreja de Santana, no Rio Vermelho, e em 2021 acontece no formato 100% online e gratuito.

Para 2021, estão confirmadas as participações de Henrique Dantas – cineasta que dirigiu recentemente o documentário Dorivando Saravá – o preto que virou mar sobre Dorival Caymmi e atualmente produz um filme que fala sobre a morte (20/03); Paola Mercer Guimarães – enfermeira da Atenção Integral, Cuidados Paliativos da Clínica Amo (27/03); Antônio Nery Filho – professor e psiquiatra (03/04); Tom Almeida – fundador do Infinito.etc/SP, Movimento que promove reflexões sobre o viver e o morrer (10/04); e Marcelo Veras – psicanalista (17/04). Os interessados podem fazer a inscrição pelo e-mail ensaiossobreofim@gmail.com. O link também será disponibilizado no dia do evento nas redes sociais da peça. Instagram @ensaiossobreofimapeca e facebook.com/ensaiossobreofimapeca

Sobre o “Ensaios sobre o fim – A peça”

A peça é um jogo entre a realidade e a ficção. Em sua concepção, a atriz Cristina Leifer desenvolveu a dramaturgia durante o processo de elaboração do luto da morte do seu pai, como também da leitura do livro homônimo do psicanalista Wilker França, que narra na primeira pessoa a história de Laura, uma escritora em crise de criação por saber de seu estado terminal devido a um câncer no estômago. A encenação da peça foi livremente inspirada no livro de Wilker, no processo de luto da atriz, bem como na vivência de Cristina no Festival Internacional de Patrimônios Imateriais em Burkina Faso, África, em fevereiro de 2019.

O espetáculo é um acontecimento e ressoa as vozes de Cristina (atriz) e Laura (personagem) sobre o ato da escrita e os seus questionamentos diante da folha em branco, um lugar vazio que se faz metáfora ao imperativo da morte que se aproxima. Com teatro, música e poesia, a peça foi concebida como uma sessão de terapia na qual a escuta ativa está na plateia. Entre a arte e a vida, atriz e personagem se confundem em um pequeno palco móvel desenhando a luz e a sombra desses mundos que se tangenciam até o ato final. O desfecho é uma surpresa!

A música entra na cena representada pela cantora e musicista Aline Barr. Aline toca ao vivo o N’goni (harpa africana) e uma guitarra elétrica. O roteiro musical é composto de canções autorais, de Aline Barr e Cristina Leifer, Gilberto Gil, Caetano Veloso e variações distorcidas da suíte nº 5 para violoncelo solo – Sarabande, de Bach.

Para compor a equipe técnica, Irma Vidal assina a iluminação, Zuarte Jr. a cenografia, e a dançarina Bárbara Barbará para a direção de movimento.

“Nosso objetivo é provocar uma reflexão. Trazer para a pauta de discussão um tema espinhoso, velado, ausente das conversas familiares. Um assunto que todos preferem não falar. Por que temos medo de olhar a morte de frente?” Com essas palavras Cristina Leifer convida o público a refletir sobre o tema, a pensar a morte como parceira da vida, desmistificando seu lado sombrio e trágico.

Sobre Cristina Leifer

Atriz, diretora teatral, professora e psicóloga, Cristina também é Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como atriz e diretora na cena teatral baiana há mais de 20 anos. Em 2019 foi indicada ao Prêmio Braskem de Teatro pela dramaturgia de “Ensaios sobre o fim – A peça” na categoria Revelação e ganhou o mesmo prêmio na categoria Melhor Atriz pela peça “Hard Time” (1998). Em 2020 criou e produziu o edital de arte “Estou vivo?” e dirigiu os shows online da cantora Aline Barr. Criou e produziu o projeto “Bergman no Teatro” e atuou na peça “Sonata de Outono” com direção de Aimar Labaki (2014). Cursou oficinas com Michael Corbidge, Treinador Sênio de Voz e Texto da Royal Shakespeare Company (Inglaterra) e Justin Audibert, Diretor Artístico do Royal Shakespeare Company (Inglaterra), Sergey Zemtsov, Diretor do Teatro de Arte de Moscou (Rússia) e Ariane Mnouchkine, diretora do Théâtre du Soleil (França). Atualmente coordena o Cenáculo – Núcleo de Estudos Teatrais e ensina português para estrangeiros.

Serviço

ENSAIOS SOBRE O FIM – A PEÇA

Local – Plataforma Youtube

Datas – de 19 de março a 18 de abril, sexta/sábado/domingo;

Horário – a partir das 20h;

Classificação Indicativa – 12 anos

Ingressos – vendas pelo SYMPLA a partir do dia 1º de março. Ou por transferência bancária. Os dados bancários serão informados pelo e-mail ensaiossobreofim@gmail.com;

Realização – Leifer Produções Artísticas;

Mais informações pelo Instagram @ensaiossobreofimapeca

Ficha Técnica Completa

Atuação, Dramaturgia e Direção: Cristina Leifer

Canto, Composição e Instrumentos: Aline Barr

Assistente de Direção: Sandro Rangel

Iluminação: Irma Vidal

Ambientação Cênica: Zuarte Jr.

Direção de Movimento: Bárbara Barbará

Arranjos e Programação Musical: Alexandre Vieira

Operação de Luz: Diego Rios Reis

Técnico de Som: Levinton Nascimento

Contra Regra: Sérgio Bezerra

Fotos de divulgação: Diogo Andrade

Produção: Ana Paula Padro e Zorá Marambaia

Realização: Leifer Produções Artísticas

Dramaturgia inspirada no livro “Ensaios sobre o fim” de Wilker França

Facebook Comments

Sobre Gildo Ramos Cunha

x

Check Also

Confirmado! Baiano Ed Ribeiro será homenageado nos carnavais de São Paulo e Belo Horizonte

Artista plástico será tema de enredo da Escola de Samba Raio do Sol (BH) e ...

Como lidar com a ansiedade causada pela pandemia: Sete ajudas práticas do site JW.ORG

A pandemia de covid-19 abalou o mundo de uma forma nunca antes vista e afetou ...

As Testemunhas de Jeová iniciam uma campanha mundial

Durante o mês de novembro de 2020, as Testemunhas de Jeová no mundo todo vão ...