Home / Entretenimento / Exaltando o Nordeste em três atos, Charles Theone conquista espaço entre os expoentes da música popular brasileira

Exaltando o Nordeste em três atos, Charles Theone conquista espaço entre os expoentes da música popular brasileira

Cantor pernambucano homenageia o povo nordestino e grandes nomes da música nacional, como Luiz Gonzaga e o seu mestre e padrinho musical Alceu Valença

Reconhecido como a nova geração da música popular, regional e nordestina, o cantor e poeta Charles Theone, homenageia o Nordeste através da trilogia musical Forró Colorido, Vento Forte e Inajá Iê. As canções, lançadas no final do primeiro semestre de 2021, já somam mais de 60 mil visualizações no Youtube.

Com inspiração em grandes nomes da música brasileira, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro e o seu mestre e padrinho musical Alceu Valença, as canções trazem a mistura do xote poético e lírico, junto ao baião, sanfona, baixo, violão, viola e o toque certeiro da zabumba.

A primeira obra da trilogia, ‘Forró Colorido’, que contou com a coautoria do artista plástico baiano, Ed Ribeiro, reconhecido internacionalmente como ‘Pintor dos Orixás’, contempla as riquezas da cultura nordestina, as belezas naturais, a luta, coragem, fé, devoção e o romantismo dos poetas.

Em ‘Vento Forte’, Charles passeia pela pluralidade dos ritmos nordestinos, com alegria, swing e muito balanço. A composição – em parceria com o jornalista e escritor Julio Moura – é inspirada na vontade do artista em voltar às suas origens no Sertão.

No terceiro single da trilogia, Inajá Iê retrata a história do compositor, sua terra e a vivência do poeta. Além de destacar as belezas, abundância, diversidade e recursos naturais da região.

Com longa trajetória artístico musical, o cantor pernambucano, que já viajou cerca de mais de 100 cidades da Europa, conquistando premiações nos Estados Unidos, entende a importância de cantar e levar a cultura nordestina pelo mundo. Hoje o artista revela que o novo projeto ‘Forró Colorido’ resgata todas as suas vivências desde a infância no sertão.

“Eu cresci entre os vaqueiros, aboiadores, bandas de pife, festejos de novenas e dos Santos Padroeiros. Foi aos 13 anos que comecei a cantar na Banda da Cidade, Clave de Sol, de forma profissional”, conta.

O artista fala que a trilogia apresenta os sabores do sumo de toda a tropicalidade social e cultura do Nordeste. “Nosso povo é colorido e alegre, além de sua devoção e fé por dias melhores”, complementa.

Além das composições que formam o projeto, Charles Theone traz uma nova estética de audiovisual, como forma de apresentar a trilogia musical. Chamada de ClipDOC, a produção dirigida por Max Levay, mostra em vídeo clipe/documentário, a simplicidade e originalidade do povo nordestino.

Em seu histórico artístico, Charles passou pelo grupo Maracatu do Nação Camaleão em Olinda, onde ganhou destaque, sendo, então, convidado para assumir a voz principal do Maracatu Nação Pernambuco.

O cantor e poeta nordestino, nascido em Inajá-PE, no sertão do Moxotó, ficou durante dez anos à frente do Maracatu Nação Pernambuco, onde se destacou e ganhou visibilidade mundo à fora.

Em carreira solo, o cantor recebeu prêmio no Festival New Orleans (EUA), sendo destaque na capa do Jornal Americano New York. “Foi um momento de muita alegria e sensação de reconhecimento por tudo que faço com carinho pelo meu Nordeste”, celebra.

Charles Theone acrescenta que o ponto inicial para a inspiração principal de Forró Colorido e da trilogia com o ClipDOC, surgiu a partir do pedido de seu pai. “Cuidando do meu pai, na UTI, ele me pediu para gravar um novo álbum dedicado à nossa cidade Inajá, no Sertão do Moxotó pernambucano. Ele falou que seria muito importante eu revisitar minhas origens e que eu deveria inserir nas minhas canções a força, coragem, fé e a alegria do nosso povo”, complementa.

Como parte das novidades, o cantor já comemora o sucesso do projeto Forró Colorido para o próximo ano. “Estou muito feliz, pois a nova obra foi contemplada com um show no Festival de Janeiro de Grandes Espetáculos que acontecerá em Recife no mês de janeiro de 2022”, comemora.

Para mais informações sobre a trilogia musical e o cantor Charles Theone, entrevistas e pautas, acesse o Instagram @charlestheoneoficial.

Facebook Comments

Sobre Gildo Ramos Cunha

x

Check Also

Especial Dia da Consciência Negra

DESCRIÇÃO DO EVENTO O grupo de comediantes baianos se reúne em noite especial de stand-up ...

Com crochê, ateliê baiano desfilará pela primeira vez no São Paulo Fashion Week

Ateliê Mão de Mãe será um dos destaques no maior evento de moda do Brasil ...

Espaço de voz à diversidade, Colaboraê sedia o Ocupa 2021, com Silla Maria Filgueira

Idealizado pela CRIATIVOS, com apoio da Colaboraê, edição traz a mulher trans, estilista e modelista ...

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com