Home / Entretenimento / Filme exclusivo do Curta!, ‘Incompatível com a vida’, de Eliza Capai, vence o festival ‘É Tudo Verdade’

Filme exclusivo do Curta!, ‘Incompatível com a vida’, de Eliza Capai, vence o festival ‘É Tudo Verdade’

VIABILIZADO COM RECURSOS DO FUNDO SETORIAL DO AUDIOVISUAL (FSA), FILME ESTREIA COM EXCLUSIVIDADE NO CANAL CURTA! EM 2024

FOTOS: Incompatível com a vida

“Incompatível com a Vida”, dirigido por Eliza Capai, foi o vencedor da competição brasileira de longas ou médias-metragens do festival É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. A obra, viabilizada pelo canal Curta! com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), aborda tabus como a perda gestacional e neonatal e o aborto. A partir dos registros pessoais da própria gravidez e luto, Capai nos convida a refletir sobre esses temas e quebrar o silêncio que muitas vezes envolve essas situações difíceis. O documentário estreia com exclusividade no Curta! em 2024.

Em emocionado discurso na premiação, Capai disse esperar que o filme seja “um abraço e também catarse para aqueles que passam pelo processo de luto” e que a discussão trazida pelo longa ajude a contribuir com a luta pelos direitos reprodutivos no país.

“É inaceitável que uma mulher morra a cada dois dias em nosso país em decorrência de abortamentos inseguros. É inaceitável que tantas mulheres morram, percam seus úteros e saúde física e mental como resultado da injusta lei que criminaliza o aborto. Precisamos tirar o debate do aborto do campo da opinião pessoal e da crença religiosa e encará-lo como o que é: um debate sobre saúde pública”, disse Capai.

O júri do festival destacou a coragem da diretora em mergulhar de maneira pessoal e sensível nesse tema delicado, “trazendo à luz a realidade de muitas mulheres e a urgência da discussão sobre direitos reprodutivos no Brasil”. “Incompatível com a Vida” ganhou também o Prêmio EDT (Associação de Profissionais de Edição Audiovisual) de Melhor Montagem (Longa-Metragem).

Curta!: dez anos de conteúdo relevante, da TV paga ao streaming

Em 2012, o Curta! estreou na TV paga em um contexto de pouco investimento em produções independentes, embora houvesse um cenário de busca por espaços de criação, produção e distribuição dentro do audiovisual brasileiro. A criação do canal foi um verdadeiro divisor de águas nesse panorama, que foi mudando positivamente conforme a legislação fortalecia o setor. Hoje, é mais que um canal na TV paga e contempla também as plataformas de streaming Curta!On – Clube de Documentários, CurtaEdu e TamanduáTV, além do site PortaCurtas, dedicado à produção brasileira de curtas-metragens.

Com 10 anos completados em novembro último, o Curta! se orgulha de ser um grande incentivador do audiovisual brasileiro. Foram 203 projetos viabilizados, de 125 produtoras de todo o Brasil, resultando em 125 longas documentais e 800 episódios de 70 séries, totalizando R$ 124 milhões em investimentos viabilizados pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Perto de 20% dessa safra ainda se encontra em produção, e em breve chegará à grade do canal linear e ao streaming.

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET/Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV;

O Curta!On, o clube de documentários do Curta!, na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br, conta com mais de 800 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

A Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros. Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional.

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

Please follow and like us:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Parceria

Destaques

x

Check Also

Henry Freitas anuncia participação de Guilherme & Benuto em novo DVD

Cantor anunciou em coletiva de imprensa para mídia nacional, a parceria no novo projeto, “Tudo ...

Isaías surpreende seguidora com carro de som na porta de casa

Após unfollow, influencer decidiu reconquistar fã de maneira divertida e conteúdo viraliza nas redes sociais ...

Escritor alagoano Kleiton Ferreira traz paternidade, poder e fragilidades do sistema judiciário em romance de estreia

Autor conta a história de um juiz colapsado que tenta resolver os problemas do mundo ...