Home / Saúde / Governo do Estado amplia número de vagas e alcançará 24 mil mamografias e 4.500 consultas durante o Outubro Rosa

Governo do Estado amplia número de vagas e alcançará 24 mil mamografias e 4.500 consultas durante o Outubro Rosa

A meta inicial da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) de ofertar 20 mil exames de mamografia na capital e interior, bem como 2.700 consultas com mastologia e ginecologia, foi superada em menos de três dias.

“A campanha de conscientização e detecção precoce do câncer de mama superou as nossas expectativas, tanto que estamos abrindo cerca de 4 mil novas vagas de mamografia e 1.700 novas consultas com mastologista”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Para agendar o exame é simples: basta acessar o site http://outubrorosa.saude.ba.gov.br e escolher dia, local e turno, mas é importante estar atenta para os requisitos exigidos. São eles: não ter feito o exame há menos de seis meses, não ter feito cirurgia na mama e ter entre 40 e 69 anos. E, no dia do exame, a paciente deve levar o RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Não é necessária a requisição médica. Já as consultas com mastologista têm como pré-requisito a requisição médica ou um exame indicando alteração na mama.
Segundo a Superintendência de Gestão dos Sistemas de Regulação da Bahia, foi identificado um vazio assistencial, sobretudo em Salvador, onde milhares de mulheres agendaram consultas e exames que são de responsabilidade da rede municipal. Do total de agendamentos realizados, 94% são de soteropolitanas.
A nova unidade móvel que fará os exames de mamografia estará localizada em Cajazeiras, a partir do dia 5 de outubro. Já as consultas com mastologista serão realizadas no Hospital da Mulher ao longo dos meses de outubro e novembro, sempre aos finais de semana.
Referência nacional
A Bahia é referência nacional no rastreio, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Nos últimos dez anos, o Estado realizou 3.384.408 exames de mamografia. Somente as 25 novas Policlínicas Regionais implantadas recentemente já realizaram 283 mil exames.
Outra estratégia consolidada no rastreamento do câncer de mama é a estratégia itinerante. Na última década, as unidades móveis da Sesab estiveram nos 417 municípios baianos, tendo realizado cerca de 1 milhão de mamografias bilaterais e 82 mil ultrassonografias.
Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, em 2023, o número de novos casos de câncer de mama no Brasil seja de 73.610. Na Bahia, a estimativa é de 4.230. Segundo a secretária da Saúde do Estado, “a principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura em 90% dos casos. Além disso, quando o câncer precocemente descoberto, pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade”, ressalta Roberta Santana.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia da rede de atendimento da Sesab.

Please follow and like us:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Parceria

Destaques

x

Check Also

Maximizando Resultados: Eficiência na Gestão de Fornecedores na Construção Civil

Desafios na Cadeia de Suprimentos da Construção Civil Please follow and like us:

[Exclusiva] Olay e Coursera lançam especialização em ciência cosmética para apoiar talentos emergentes

São Paulo, abril de 2024 – A Olay está apostando alto na próxima geração de cientistas ...

Cuidados com a dengue durante a gestação devem ser redobrados

Hemorragia e desidratação são os principais riscos para gestantes Please follow and like us:

Copyright ©2010 - 2024 ..::||itamarajunews.com.br::... Todos os direitos reservados. Site construído e administrado por Agência Listen Selem CNPJ.33.550.842/0001-76 CelZap (73)99129-4036.