Home / Entretenimento / Inajá Iê’ canta o sertão em novo single de Charles Theone

Inajá Iê’ canta o sertão em novo single de Charles Theone

Com xote envolvente, artista homenageia a cultura nordestina e suas origens.

Cantando um Nordeste florido e cheio de vida, o cantor pernambucano Charles Theone apresenta o seu mais novo single: ‘Inajá Iê’, disponível nas principais plataformas digitais (Itunes, Amazon, Deezer, Spotify e Youtube). Acesse através do link https://tratore.ffm.to/inaja-ie.

A canção que retrata a história do compositor e poeta, apresenta um enredo sobre a importância de levar a cultura nordestina pelo mundo, destacando suas belezas, abundância, diversidade e recursos naturais.

Situação vivenciada pelo artista, que já se apresentou em mais de 88 cidades, somente na Europa, ‘Inajá Iê’ é um xote pé de serra envolvente, ritmado com muito swing e atitude, inspirados na psicodelia dos anos 70 de bandas, como Avé Sangria, do guitarrista Paulo Rafael. “Além disso, esse é um xote inspirado no regionalismo do nosso Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e na progressividade do meu mestre Alceu Valença”, comemora.

O cantor destaca que a composição é uma homenagem aos seus pais, José Leônidas e Antônia Áurea, e a tudo que faz parte da sua construção de vida como artista. “Nessa canção eu falo da minha trajetória pelo mundo, do amor que eu tenho pelo Brasil e pelo nosso nordeste, por Recife e Olinda e pela minha cidade Inajá, no Sertão do Moxotó. Essa canção é um abraço no meu povo e nas minhas origens”, ressalta.

Para o pernambucano é um orgulho poder compartilhar sobre a cultura da sua terra em arte musicada. “Compor e cantar ‘Inajá Iê’ é um mergulho na minha história e um cheiro na alma do meu povo, é um aboio de agradecimento de onde vim e por tudo que sou”, frisa.

Além da canção, o cantor lança no mesmo dia, em seu canal no Youtube, o ClipeDOC de ‘Inajá Iê’. Esse é o terceiro trabalho audiovisual da trilogia que possui a estética de filme rural, gravado no Sertão Profundo com direção e fotografia de Max Lavay. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=IRi3cRD2aKc.

O artista revela que a inspiração para a criação da estética do ClipDOC se deu pela vontade de visibilizar a cultura nordestina em seus diversos ângulos. “A criação da estética é registrar em imagem a pluralidade, sabores e cores do nosso povo. É dar voz a simplicidade e valorizar as riquezas do nosso nordeste”, finaliza.

Projeto musical une as belezas do sertão florido

Tendo o pedido do seu pai como ponto inicial para a inspiração principal deste projeto Forró Colorido, Charles, que já viajou o mundo levando a cultura nordestina, revela como surgiu a ideia de cantar sobre este sertão florido.

“Cuidando do meu pai, na UTI, ele me pediu para gravar um novo álbum dedicado à nossa cidade Inajá, no Sertão do Moxotó pernambucano. Ele falou que seria muito importante eu revisitar minhas origens e que eu deveria inserir nas minhas canções a força, coragem, fé e a alegria do nosso povo”, relata.

Devotos de São José, padroeiro da família, a canção ‘Forró Colorido’, que dá título ao álbum, foi composta em parceria com o amigo Ed Ribeiro – um dos maiores artistas plásticos da arte contemporânea mundial. “Nosso álbum vem colorido, fértil, alegre, liberto e próspero”, destaca Charles.

Sempre presente em sua terra, mesmo em meios as viagens que fez pelo mundo à frente do Maracatu Nação Pernambuco, Charles conta como foi o processo de reconexão com suas raízes no sertão para a criação do álbum ‘Forró Colorido’.

“Mesmo tendo viajado o mundo e já estando na estrada há muito tempo, eu sempre voltava para matar a saudade da família e coisas que tanto amo no meu sertão. O que mudou foi eu exercitar mais ainda o meu olhar para enxergar na simplicidade do meu povo e da minha terra os verdadeiros valores da vida”, explica.

O artista fala que este novo álbum visa apresentar os sabores do sumo de toda a tropicalidade social e cultura do Nordeste. “Nosso povo é colorido e alegre, além de sua devoção e fé por dias melhores”, completa.

FICHA TÉCNICA DA MÚSICA

Gravado no EStúdio C4
Produção e Direção Musical – Pablo Sousa e Charles Theone.
Violão e viola – Pablo Sousa
Baixo – Robson Sousa
Acordeon – Cezinha
Bateria – Rogério Rato
Zabumba e Triângulo – Quartinha

FICHA TÉCNICA DO CLIPDOC

Direção e Fotografia – Max Levay

SOBRE O ARTISTA

Nascido em Inajá-PE, sertão do Moxotó, Charles iniciou sua trajetória artística desde muito cedo, com a convivência entre os vaqueiros, aboiadores, bandas de pife, festejos de novenas e dos Santos Padroeiros. Aos 13 anos começou a cantar na Banda da Cidade, Clave de Sol.

Com longa trajetória artística, o cantor passou pelo grupo Maracatudo Nação Camaleão em Olinda, onde ganhou destaque, sendo então convidado para assumir a voz principal do Maracatu Nação Pernambuco.

Durante os dez anos que passou à frente do Maracatu Nação Pernambuco, Charles fez turnê pela Europa, passando por mais de 88 cidades percorridas no velho continente. Já em carreira solo, o cantor recebeu prêmio no Festival New Orleans, sendo destaque na capa principal do Jornal Americano New York.

Para mais informações sobre o lançamento da música ‘Inajá Iê’, entrevistas, pautas, acesse o Instagram @charlestheone.

Facebook Comments

Sobre Gildo Ramos Cunha

x

Check Also

Viaje para Portugal! Experimente a cozinha lusitana em casa

Bar-restaurante proporciona experiência gastronômica em serviço delivery. Facebook Comments

Casa MAR e Afroimpacto promovem curso gratuito de Capacitação Profissional para Trancistas

Com foco em profissionalizar mulheres negras na arte de trançar cabelos, curso ainda apresenta ferramentas ...

DISTRITO DE SERRA GRANDE NA CIDADE DE URUÇUCA NO SUL DA BAHIA, ESTÁ REALIZANDO A 5° EDIÇÃO DO MAIOR FESTIVAL DE ARTE E GASTRONOMIA DO NORDESTE

Um sonho que se tornou realidade ! Um grupo de professores, estudantes, voluntários, empresários e ...