Home / Região / Itamaraju / Incêndio atinge área rural e urbana em Itamaraju e mobiliza bombeiros e moradores

Incêndio atinge área rural e urbana em Itamaraju e mobiliza bombeiros e moradores

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata fechada e algumas edificações na zona rural e urbana da cidade de Itamaraju, na última terça-feira, 05 de dezembro.

O fato aconteceu no Km 808 da BR-101 e na região central da cidade, onde funciona um comércio de fogos de artifício. O 18º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) e a comunidade local trabalharam em conjunto para combater as chamas e evitar maiores danos.

A reportagem do Liberdade News conversou com o Capitão Milton Borges, que relatou como foi a ação dos bombeiros. Ele disse que por volta das 06:30 da manhã, eles deslocaram ao local conhecido como Pedra Monte Pescoço, onde havia vários pontos quentes na mata. Eles começaram a trabalhar em vários troncos que estavam pegando fogo, conforme o planejamento do dia anterior.

Por volta das 11 horas, eles foram solicitados para dar um apoio em um incêndio na zona urbana, visto que as viaturas de combate a incêndio urbano iriam se deslocar de Teixeira de Freitas, a 70 Km de distância. Eles deixaram o incêndio florestal e foram para o incêndio urbano com a informação de que uma casa de fogos de artifício estava pegando fogo e corria o risco de atingir outros estabelecimentos comerciais próximos.

Ao chegar ao local, eles constataram que havia um incêndio no mato no fundo de várias edificações, que havia atingido o fundo de uma residência onde na frente comercializava fogos de artifício. Segundo alguns vídeos e relatos de vizinhos, alguns fogos foram disparados, o que deixou a população local em pânico. Porém, o fogo no local já havia sido controlado pelo proprietário e comerciantes vizinhos.

O incêndio percorria o morro e ameaçava consumir outras residências e comércios. Com a ajuda de um carro pipa da empresa Pentágono, que presta serviço à prefeitura de Itamaraju, eles começaram a atacar o fogo pelo fundo das edificações, pois era grande as chamas no fundo das mesmas. Uma residência que estava fechada com a placa de vende-se teve o seu cadeado e uma porta quebrada (foi feito contato com o proprietário que ficou ciente), para que a guarnição tivesse êxito no combate ao incêndio que ameaçava essa edificação bem como as demais.

Com a chegada das viaturas, compostas pelos soldados Roneclei, Carleane, Breno Santos, Lima, Renan, Jhéssica e Felipe, com as guarnições de combate a incêndio, e com a ajuda das viaturas, foi possível realizar um combate mais efetivo. As GCFIs (Grupamentos de Combate a Incêndio Florestal) além de atuarem ajudando no combate ao incêndio urbano, passando linha de mangueiras nas residências, deram a volta no morro para realizar o combate utilizando mochilas costais, abafadores, pá e enxada, facões, enxada e machado.

Após as ações do dia 05, para o dia 06 (quarta-feira), eles retornaram ao local para dar continuidade ao combate ao incêndio florestal com duas GCFIs. Foi postado por moradores que ligaram para a CICOM (Centro Integrado de Comunicação) na noite de terça-feira, vários vídeos com o fogo devastando a mata. Vale salientar que existe fogo na mata em andamento, mas o fogo urbano foi debelado.

O Capitão Milton Borges ainda relatou que a casa onde funciona o comércio de fogos de artifício estava com a estrutura do fundo colapsada, mas ele não soube precisar se foi por causa do incêndio. Ele orientou entrar em contato com o pessoal da prefeitura para realizar uma análise do imóvel, bem como o setor de vistoria do Corpo de Bombeiros (18° BBM), para fazer uma vistoria ao local, devido ao comércio de fogos de artifícios.

A contribuição dos profissionais do 18º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) foi fundamental para tranquilizar a comunidade itamarajuense e evitar uma tragédia maior. A origem do incêndio ainda é desconhecida e será investigada pelas autoridades competentes.

Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews

Please follow and like us:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Parceria

Destaques

x

Check Also

Vereadora Ny lança pré-candidatura a prefeita de Itamaraju

O município de Itamaraju, completou 62 anos de emancipação política e para comemorar a data ...

Itamaraju 62 anos! Vereadora Ny e Deputado Estadual Matheus Ferreira anunciam importantes obras para o município de Itamaraju

Uma grande força política vem se construindo em Itamaraju, proporcionando desenvolvimento e progresso no município ...

Prefeitura de Itamaraju comemora 62 anos e realiza o 10º Fest Band

Uma cidade especial denominada “paraíso de amor e beleza” que completou no dia 5 de ...

Copyright ©2010 - 2024 ..::||itamarajunews.com.br::... Todos os direitos reservados. Site construído e administrado por Agência Listen Selem CNPJ.33.550.842/0001-76 CelZap (73)99129-4036.