Home / Entretenimento / Mais Pesado é o céu”, de Petrus Cariry é o grande vencedor da 15ª edição do FESTin

Mais Pesado é o céu”, de Petrus Cariry é o grande vencedor da 15ª edição do FESTin

Ao todo, 38 filmes participaram do festival. Entre eles, 28 produções brasileiras

Grandes filmes marcaram presença no 15º Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin), que encerrou neste sábado (12), em Lisboa, Portugal. O tradicional festival anuncia seus vencedores, após dez dias de muita celebração às produções audiovisuais de língua portuguesa. O “Prêmio Pessoa de Melhor Longa de Ficção” foi para o brasileiro “Mais pesado é o Céu”, com realização do cineasta Petrus Cariry. O júri constituído por Cesar Meneghetti, Dulce Fernandes e Eric Santos, descreveu o longa como: “a magnífica realização num filme sufocante, nos horizontes do Ceará e o retrato do desencontro das almas e do desespero da condição humana”.

Na categoria documentários, o vencedor foi “De Longe Toda Serra é Azul”, de Neto Borges. Para o júri, composto por Jorge Pais, Ilana Oliveira e Paula Sousa, “o documentário foi muito bem contado e não só aborda a história do Brasil profundo, mas também oferece uma visão atual e essencial sobre o legado dos povos indígenas. Com imagens impressionantes e entrevistas envolventes, o documentário desafia os espectadores a repensarem as suas noções de progresso e desenvolvimento”.

Na categoria curtas-metragens, o grande vencedor foi “Joia”, de Jonathan Samukange. Segundo o júri, formado por João Carlos, Pedro Henriques e Alexei Waichenberg, “Joia é um filme corajoso, de interpretações densas que retratam uma luta histórica pela sobrevivência. Fotografia impecável, curvas de dramaturgia audaciosas, contrapontos de doçura e violência, realidade e fantasia poética. Direção e cuidados de finalização diligentes e um roteiro de drama muito bem realizado que na telona se resolvem, mas que exigem um longo diálogo de reflexão”.

A Diretora do Festival, Léa Teixeira celebrou o sucesso de mais uma edição, que marca os 15 anos do FESTin: “Aprofundamos temas fundamentais como a diversidade, a imigração, os direitos humanos e a música, com uma variedade espetacular de filmes e de países participantes da lusofonia. Estamos verdadeiramente felizes. No balanço geral do festival, acho que tudo esteve muito acima das nossas expectativas”.

VEJA TODOS OS PREMIADOS DO FESTin 2024:

Prêmio Pessoa Melhor Filme Ficção: Mais Pesado é o Céu, de Petrus Cariry

Menção Honrosa Longa-Metragem: A Festa do Léo, de Luciana Bezerra e Gustavo Melo

Melhor Filme Longa-Metragem voto do público: Na Mata dos Medos, de Antônio Borges

Prêmio Pessoa Melhor Realizador de Ficção: Petrus Cariry, com Mais Pesado é o Céu

Prêmio Pessoa Melhor Ator: Caco Ciocler, em As Polacas

Prêmio Pessoa Melhor Atriz: Cintia Rosa, em A Festa de Léo

Prêmio Pessoa Melhor Documentário: De Longe toda Serra é Azul, de Neto Borges

Menção Honrosa de Documentário: Rua Aurora – Refúgio de Todos os Mundos, de Camilo Cavalcante

Melhor Documentário voto do público: Lindo, de Margarida Gramaxo

Prêmio Pessoa Melhor Curta-Metragem: Joia, de Jonathan Samukange

Menção Honrosa Curta-Metragem: Bodas de Ouro, de Liza Gomes

Melhor Curta-Metragem voto do público: Joia, de Jonathan Samukange

Melhor filme Infantil voto do público: Bonita de Rosto, de Ana Squilanti

Melhor filme Mostra Os Diferentes Sotaques da Lusofonia: O Afinador de Silêncios, de Mário Patrocínio

FESTin 15 anos:

Na sua 15ª edição, o FESTin reforçou ainda mais a importância de compartilhar o cinema produzido em português. Focando em aspectos essenciais para fortalecer as coproduções, programas de apoio à distribuição internacional de filmes e ações de promoção do cinema, esta iniciativa estimula a difusão, a interculturalidade e a inclusão social entre os cidadãos dos nove países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Respeitando e valorizando a diversidade cultural de cada nação.

O carácter itinerante do Festival, ao longo dos 15 anos, tem deixado uma marca positiva e notória, não apenas nas edições realizadas em Lisboa, mas também nas suas apresentações em Angola, em São Tomé e Príncipe, em Timor Leste, em Cabo Verde, na Guiné-Bissau e no Brasil. A particularidade dos filmes exibidos durante o Festival destaca-se pela criatividade e originalidade das obras, muitas das quais independentes das pressões da indústria cinematográfica. Diretores e produtores têm a oportunidade de compartilhar suas visões autênticas e diversas, frequentemente ligadas à cultura de seus países.

O FESTin continuará sua importante missão de difundir, apoiar e promover o cinema, que tem como legado cultural comum, a língua portuguesa (falada atualmente por 270 milhões de pessoas), contribuindo para transformar a comunidade de países de língua portuguesa em uma comunidade de cidadãos irmãos.

Please follow and like us:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Parceria

Destaques

x

Check Also

SUCESSO DE PÚBLICO, A COMÉDIA MUSICAL UMA NOITE NA BROADWAY FAZ CURTÍSSIMA TEMPORADA NO TEATRO CLARO MAIS RJ

Com Fabi Bang e Rodrigo Negrini, sob direção de Fernanda Chamma, comédia musical de Marília ...

Comitiva do Caldas Country Festival se reúne com governador de Goiás

Comitiva do Caldas Country Festival se reúne com governador de Goiás Ronaldo Caiado recebe equipe ...

André Fernandes esgota ingressos em Porto Alegre e Curitiba com ‘Tour Milagres’

Depois de lotar datas no estado de São Paulo, turnê passa pelo sul do país ...

Copyright ©2010 - 2024 ..::||itamarajunews.com.br::... Todos os direitos reservados. Site construído e administrado por Agência Listen Selem CNPJ.33.550.842/0001-76 CelZap (73)99129-4036.