Home / News / Como ajudar o(a) filho (a) a estudar

Como ajudar o(a) filho (a) a estudar

Não existe um segredo ou uma fórmula mágica para conseguir isso. Mas vale ressaltar que Aristóteles com toda sabedoria mencionou que “nós somos o que fazemos repetidas vezes, repetidamente. A excelência portanto não é um efeito, mas um hábito”. Sendo assim, abaixo há alguns macetes que podemos utilizar durante a semana para orientar os estudantes:

1. Estude com o seu filho. Não faça nada por ele, mas o acompanhe, a ponto de saber em quais disciplinas ele/ela vai bem ou não.
2. Programa de estudos. Crie rotinas de estudo, horários fixos para esses momentos.
3. Acompanhe a agenda escolar dos seus filhos, saiba o calendário de atividades avaliativas da escola para saber orientar melhor o seu filho.
4. Tenha novas formas de estudo, dê opções a seu filho, afim de não ficar na mesmice, utilizando recursos como YouTube, Netflix, jogos educativos e etc.
5. Ambiente de estudo deve ser organizado para o momento, nada de descontrações.
6. Aprender além dos deveres, saiba que a escola é apenas uma base, e você precisa preparar o seu filho para a vida, então que tal oferecer novos conhecimentos?
7. Tenha disciplina com os seus filhos, principalmente na área educacional.
8. Parceria pais e professores é o ponto chave dessa demanda. Tenha o professor do seu filho como aliado, nessa busca pelo desenvolvimento intelectual.
9. Lembre-se que seu filho não é um robô, ele também precisa de tempo livre para brincar e se divertir. E saiba que dessa forma também é possível aprender.
10. Estabeleça um sistema de recompensa, para motivar o seu filho a estudar.
11. E saiba que é muito importante valorizar o desenvolvimento do filho. Não se esqueça de apreciar, elogiar, fortalecer a confiança do resultado acadêmico.
Por fim, além de diversos transtornos de aprendizagem, que de certa forma dificulta essa fase, também temos a ansiedade e entre outros fatores. Ao sentir dificuldade exacerbada em relação a aprendizagem do seu filho, busca a orientação psicopedagógica da escola para garantir melhores resultados dos seus filhos. Para quaisquer dúvidas, entre em contato comigo através do WhatsApp 073998341786.

Psicóloga Camila Jardim
CRP 03/19074

Sobre Gildo Ramos Cunha

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com