Home / News / Você sabe como funciona a terapia on-line?

Você sabe como funciona a terapia on-line?

Bem, abaixo eu fiz um breve resumo de perguntas frequentes a respeito disso. Mas, se caso você tiver qualquer dúvida sobre a terapia on-line, estarei a disposição para te responder.

INSTRUÇÕES SOBRE A PSICOTERAPIA ONLINE

I. O que é a terapia online?
Terapia online, como o próprio nome sugere, é uma terapia não presencial, mediada por computador, tablet ou similar. Acontece quando o psicólogo utiliza uma ferramenta digital para realizar a sessão com o seu cliente, seja recorrendo a recursos de texto, vídeo e/ou voz.

II. Quem pode fazer terapia online?
A normativa do Conselho Federal de Psicologia publicada em 2012 determina, entre outras coisas, que as sessões de orientação online devem ser realizadas com pessoas maiores de 18 anos.

III. Existe um número mínimo de sessões de terapia online?
De acordo com Resolução CFP nº11/2012, as sessões de orientação online (ou aconselhamento online) não podem superar o limite de 20 encontros.

IV. O preço da terapia online é diferente?
O preço da terapia online costuma ser inferior ao de uma sessão presencial. Os pagamentos são feitos normalmente por transferência ou depósito bancário.

V. A terapia online entra no plano de saúde?
Não. Por enquanto, não há qualquer plano de saúde no Brasil que contemple os atendimentos psicológicos online.

VI. A terapia online é eficiente?
Os psicólogos que estão acostumados a trabalhar com a terapia online a defendem como um recurso eficiente e capaz de oferecer soluções de qualidade aos clientes.

VII. O que não pode ser feito na terapia online?
O preceito básico para que o atendimento funcione é agendar uma sessão e estar disponível para realizá-la conforme o combinado. É importante que cliente e psicólogo combinem as condições básicas da sessão (duração, recursos que serão utilizados, periodicidade) e sejam capazes de cumpri-los.

VIII. A terapia online pode ser feita de qualquer lugar?
O cliente que deseja começar com uma terapia online deve entender que o entorno é, sim, importante para o bom andamento do atendimento. Escolher um lugar tranquilo e assegurar um bom acesso à Internet são fundamentais. Além disso, é indispensável estar em um local no qual não será interrompido durante a terapia, seja por colegas de trabalho, por integrantes da família ou por desconhecidos.

IX. O sigilo da terapia online está garantido?
“É dever da (o) psicóloga (o) respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, dos grupos ou das organizações a que tenha acesso no exercício profissional. ”

X. Quais as principais vantagens da terapia online?
A flexibilidade é o ponto mais destacável. Fica muito mais fácil compatibilizar as agendas de cliente e psicólogo podendo realizar a terapia online de praticamente qualquer lugar, inclusive estando de férias ou em viagem a negócios. Além disso, é possível ter uma resposta bastante mais imediata caso necessite de um atendimento de urgência, fora da periodicidade habitual.

Psicóloga Camila Jardim
CRP 03 I 19074
WhatsApp 073998341786

Sobre Gildo Ramos Cunha

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com