Home / Saúde / Realizada primeira cirurgia com sistema de recuperação de sangue autólogo em Teixeira de Freitas

Realizada primeira cirurgia com sistema de recuperação de sangue autólogo em Teixeira de Freitas

AUTOTRANSFUSÃO REDUZ TRANSFUSÕES DE SANGUE EM CIRURGIAS

O paciente Railton Oliveira Santos, de 69 anos, foi o primeiro a realizar um procedimento cirúrgico utilizando um aparelho inédito no Extremo Sul da Bahia. A máquina chamada de Recuperação Intra-operatória de Sangue, veio de Salvador a pedido da família. O procedimento ocorreu nesta segunda-feira, 22 de Fevereiro, no hospital SOBRASA em Teixeira de Freitas.

O Sr. Railton submeteu-se a uma prostectomia radical + linfadenectomia pélvica; cirurgia considerada de grande perda de sangue, e em algumas cirurgias como essa, se transfunde sangue ou hemocomponentes. Por motivos de convicção religiosa, o paciente não aceita transfusão alogênica, que utiliza o sangue doado por outras pessoas.

A cirurgia foi realizada pelos cirurgiões urológicos Dr. Ulisses Lopes Guerra Pereira Sobrinho, Dr. Tarcisio Sandes Ronacher e equipe, tendo como anestesista o Dr. Fernando Freitas. Trazendo o que há de melhor e mais moderno para essa cirurgia, foram utilizados técnicas de Patient Blood Management (PBM), que é um conjunto de estratégias médicas e cirúrgicas seguras contra anemia e grandes perdas sanguíneas, incluindo um protocolo de elevação de massa eritrocitária pré-operatória e hemodiluição normovolêmica intra-operatória, evitando assim, o uso de sangue alogênico e melhorando os resultados e recuperação do paciente.

“Com o uso da máquina de recuperação intra-operatória, é possível reduzir a necessidade de transfusão de sangue, pois o equipamento retira o sangue que seria perdido e o recupera para ser novamente transfundido no paciente. Isto é importante principalmente para pessoas que se recusam a receber transfusão de sangue, pois ao mesmo tempo em que ocorre a cirurgia, a máquina trabalha recuperando o sangue do paciente”, explica o cirurgião.

“Com a utilização da máquina, diminui a necessidade de hemotransfusão que, dentro da cirurgia, é um grande feito, por conta do pós-operatório, trazendo menor risco de complicações e mortalidade. Sem a hemotransfusão, o paciente tem alta hospitalar mais cedo, além de não correr riscos de complicações, infecções ou reações inflamatórias”, finaliza Dr. Ulisses.

A cirurgia pioneira na região, pode abrir espaço para outros pacientes, visto que a máquina não é utilizada apenas pelos que não desejam receber transfusão de sangue, mas também por aqueles que possuem incompatibilidade sanguínea ou que por outro motivo, não possam se submeter a transfusão de sangue.

Benefícios para o paciente:
• Método seguro, confiável e de ótimo custo benefício.
• Procedimento maximiza a segurança, a recuperação do paciente e a qualidade do sangue.
• Elimina os riscos associados a erros durante a manipulação de bolsas de sangue para transfusão.
• Minimiza os custos associados ao uso de transfusão sanguínea alogênica.
• Reduz o uso dos produtos do banco de sangue, minimizando o risco de transmissão de doenças, reações adversas, rejeição e demais complicações comuns após a transfusão.
• Facilita a questão de estoques de sangue, devido à escassez de bolsas sanguíneas no banco de sangue.

  • Fornece uma opção para aqueles que possuem objeções de origem religiosa à transfusão sanguínea.
    • Processa eritrócitos com níveis de 2,3 DPG normais e viabilidade superior à doação autóloga de sangue pré-operatória.

Facebook Comments

Sobre Gildo Ramos Cunha

x

Check Also

Aparelhos ortodônticos: conheça os diferentes tipos e suas funções

Os aparelhos ortodônticos são muito conhecidos e utilizados para a correção de problemas dentários estruturais, ...

Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia explica possíveis causas para aumento da queda de cabelo

Mudanças no padrão de queda de cabelo é o primeiro sinal para identificar o problema ...

Sexo podem ajudar na prevenção contra o coronavírus; entenda

Em meio a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muitas pessoas estão em busca de métodos ...