Home / Notícias / República Tcheca na Presidência Europeia

República Tcheca na Presidência Europeia

Tchéquia, capital da Europa

Até 31 de dezembro a República Tcheca é a capital da Europa. Esta é a segunda vez que o país assume a presidência da União Europeia. E a celebração aconteceu na bela Litomyšl.

Desde a meia-noite de sexta-feira, dia 1º de julho, a República Tcheca assumiu a Presidência do Conselho da União Europeia, posição que ocupará até 31 de dezembro deste ano. Historicamente, pela segunda vez, e sua tarefa será determinar a agenda, administrar suas reuniões ou também buscar compromissos entre os Estados.

E, desta vez, Repensar, Reconstruir, Repotencializar é o principal lema da Presidência tcheca no Conselho da EU, num momento que o continente se vê diante dos grandes desafios, especialmente os decorrentes da invasão da Ucrânia, e demais fatores econômicos.

Embora muitos sejam os desafios, a República Tcheca está pronta para as tarefas e celebrou o acontecimento em Litomšl, cidade histórica na Boêmia Oriental com seu belíssimo castelo renascentista que foi totalmente iluminado em azul, a cor da EU. Além desse, outros importantes edifícios do país receberam a mesma iluminação comemorativa simbolizando a bandeira da EU: o Museu Nacional de Praga (projeção visual do logotipo CZ PRES, que também iluminou a torre de vigia Petřín), a Câmara dos Deputados do Parlamento da República Tcheca, o Palácio Czernin, os edifícios do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e Juventude, a Nova Câmara Municipal e a sede do Gabinete de o Governo da República Tcheca. Além de Praga, a iluminação esteve presente ainda na torre da prefeitura de Brno e a ponte de Sýkor em Ostrava, bem como a Universidade Tomas Bata.

Imagens comemorativas

A presença da República Tcheca na presidência da União Europeia também ganhou exposição  itinerante de fotografias   comemorando os 18 anos da República Tcheca na UE e intitulada “Chegamos à maioridade na EU”. A abertura oficial da exposição teve lugar no dia 1 de julho em Litomyšl, onde a exposição foi aberta pelo Ministro dos Assuntos Europeus, Mikuláš Bek, e pelo editor-chefe da Agência de Notícias Tcheca, Petr Mlch

A mostra itinerante é composta por uma série de fotografias selecionadas que retratam cronologicamente o chamado amadurecimento da República Tcheca na União Europeia através de vários marcos – desde as negociações de adesão a eventos significativos e até os efeitos positivos que a sua adesão à UE trouxe aos cidadãos comuns, por exemplo, a entrada no espaço Schengen ou o financiamento de projetos europeus pelos fundos de coesão e assim por diante.

Ao longo dos próximos seis meses a exposição percorrerá todas as regiões da República Tcheca em duas cópias idênticas compostas por 15 painéis exteriores de dupla face. A exposição em si também tem uma componente interativa significativa – isso porque incluirá um código QR que fará a ligação com o site oficial do CZ PRES. A exposição é realizada em cooperação com a Agência de Notícias Tcheca, que tem uma vasta experiência na organização de exposições itinerantes ao ar livre e possui seu próprio banco de fotos exclusivo, que nenhuma outra instituição ou agência na República Tcheca possui.

 

Facebook Comments

x

Check Also

ALUNOS DO MUNICÍPIO DE CAMAMU VISITA O INSTITUTO FEDERAL BAIANO CAMPUS URUÇUCA

Na terça-feira dia 19 de julho de 2022, o Instituto Federal de Educação Ciência e ...

Marcelo Angênica diz que município é ficha limpa, tem 35 milhões em caixa e todo banco quer emprestar dinheiro para Itamaraju

O prefeito está pleiteado um investimento de 50 milhões para obras de infraestrutura e quer ...

Ação conjunta apreende 13 caminhões clonados usados por empresa de hortifrúti em Teixeira

Uma ação conjunta apreendeu 13 caminhões clonados em Teixeira de Freitas. A informação foi divulgada ...

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com