Home / Entretenimento / Saiba como usar os espelhos de forma criativa deixando a casa ainda mais aconchegante

Saiba como usar os espelhos de forma criativa deixando a casa ainda mais aconchegante

As arquitetas Agnes e Samara Carvalho orientam como aproveitar os melhores espaços e ângulos na hora de decorar com espelhos.

O espelho tem atravessado gerações e auxiliado nas mais diversas utilidades do dia a dia. Desde à sua descoberta com os egípcios e após os aprimoramentos que o químico Justus Von Liebigo fez para refletir o real, o item se modernizou e tornou-se um aliado para a indústria, a ciência, a arquitetura e a decoração.

Constituído por uma folha de vidro a uma fina camada de revestimento metálico, o método contemporâneo de produção implica no aquecimento de alumínio (ou prata) em um estado fundido antes de pulverizá-lo sobre uma superfície de vidro

Usado principalmente em salas, quartos e banheiros, o espelho é considerado uma peça coringa que possibilita brincar com a ilusão de ótica, causando sensações de ampliação do espaço, multiplicação da luz, camuflagem de locais e composição de ambientes.

Pensando nas possibilidades de utilização na decoração, as arquitetas Agnes Carvalho e Samara Carvalho, sócias do escritório Casa Carvalho Arquitetura, orientam como é possível usá-la de forma criativa e consciente.

“Os espelhos devem ser usados de maneira intencional e não de forma aleatória. O bom uso deles ocasiona no aumento da amplitude do espaço e pode trazer para dentro do ambiente um pouco da natureza do exterior, se houver!”, destaca Agnes.

Outro ponto importante que Agnes e Samara chamam atenção neste processo, é saber quais tipos de espelho podem ser usados para a ambientação e o porquê.

“Espelhos lisos são modelos mais simples, pois são colados direto na parede ou no MDF e normalmente são mais usados quando ocupam a parede inteira. Espelhos bisotados com bordas lapidadas, são utilizados por não ocupar a parede toda. Enquanto espelhos com moldura podem ser feitos em linhas retas, curvas ou redondas, por exemplo”, destaca Agnes.

Outra dica é sobre o cuidado com o local escolhido para colocar o item. “Observe o ambiente em que o espelho será inserido: é bastante estreito? Provavelmente um espelho redondo não fará sentido, e sim um retangular. A parede possui 5m e o espelho que você comprou possui 50cm? Provavelmente ficará desproporcional! A proporção é fundamental”, frisa Samara.

Como forma de aguçar a criatividade do público que tem interesse em renovar o ambiente, as arquitetas ainda apresentam algumas ideias de locais onde as superfícies reflexivas podem ser afixadas.

“Espelhos podem ser usados ao final de corredores, para ampliá-los; podem ser usados atrás de aparadores, de piso a teto; podem ser usados no hall de entrada da casa, como apoio aos moradores e visitantes; podem ser usados nos tetos das salas, halls, lavabos e corredores, de forma inusitada” recomendam.

Para Agnes e Samara, todos os ambientes podem ser decorados com espelhos de forma criativa. No entanto elas alertam, “quem irá dizer exatamente o como será o projeto é a sua intenção”, concluem.

Para saber mais sobre dicas criativas para usar o espelho e obter informações sobre o escritório Casa Carvalho, acesse www.casacarvalhoarq.com, o Instagram @casacarvalhoarq ou através do telefone 71 98158-0502.

Facebook Comments

Sobre Gildo Ramos Cunha

x

Check Also

Viaje para Portugal! Experimente a cozinha lusitana em casa

Bar-restaurante proporciona experiência gastronômica em serviço delivery. Facebook Comments

Inajá Iê’ canta o sertão em novo single de Charles Theone

Com xote envolvente, artista homenageia a cultura nordestina e suas origens. Facebook Comments

Casa MAR e Afroimpacto promovem curso gratuito de Capacitação Profissional para Trancistas

Com foco em profissionalizar mulheres negras na arte de trançar cabelos, curso ainda apresenta ferramentas ...