Home / Evangélica / Ted Wilson é eleito presidente mundial adventista

Ted Wilson é eleito presidente mundial adventista

Escolha ocorreu na noite do primeiro dia de reuniões da 61ª Assembleia da Associação Geral.

Ted Wilson tem reforçado, nos últimos anos, a importância de manter a profundidade nos princípios bíblicos (Foto: Tor Tjeransen)

A Comissão de Nomeações da Igreja Adventista mundial sugeriu e o plenário dos delegados aprovou um novo mandato para o pastor Ted Neal Wilson. Com 72 anos de idade, ele assumiu o primeiro mandato em julho de 2010 durante a assembleia da Associação Geral em Atlanta.  Wilson recebeu 1.284 votos, ou seja, 74,9% do total concedido pelos delegados da comissão.

O segundo mandato foi conferido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia no ano de 2015, em assembleia mundial realizada em San Antonio, também nos Estados Unidos.

Nascido em Takoma Park, Maryland, em 10 de maio de 1950, filho do ex-presidente mundial da Igreja Adventista, Neal C. Wilson, e de Elinor E. Wilson, passou parte de sua infância no Egito.

Ministério com missões estrangeiras

Wilson começou sua carreira como pastor em 1974, no território da Associação da Grande Nova York. Casou-se com a fisioterapeuta Nancy Louise Vollmer Wilson em 1975. O casal tem três filhas: Emilie Louise, casada com o pastor Kameron deVasher; Elizabeth Esther, casada com o pastor David Wright; e Catherine Anne, casada com Robert Renck. Os Wilsons têm dez netos.

Ted serviu como diretor assistente e depois como diretor dos Ministérios Metropolitanos em Nova York, de 1976 a 1981. Ele passou a servir na então Divisão África-Oceano Índico da Igreja, com sede em Abidjan, Costa do Marfim, até 1990. Lá, trabalhou como diretor de departamento e depois como secretário-executivo.

Após seu cargo na África Ocidental, ele serviu por dois anos na sede mundial da Igreja Adventista em Silver Spring, Maryland, Estados Unidos, como secretário associado. Aceitou, então, a posição de presidente da Divisão Euro-Asiática, em Moscou, Rússia, onde ficou de 1992 a 1996.

O pastor Ted Wilson retornou aos Estados Unidos para servir como presidente da Review and Herald Publishing Association em Hagerstown, Maryland, até sua eleição como vice-presidente mundial da Igreja Adventista em 2000.

Como ministro ordenado, é doutor em Filosofia em Educação Religiosa pela Universidade de Nova York, mestre em Divindade pela Universidade Andrews e mestre em Ciências em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Loma Linda. Além do inglês, ele fala francês e um pouco de russo.

Alinhamento com fundamentos bíblicos

Ted Wilson tem se notabilizado por sermões bastante claros a respeito de princípios bíblicos. Suas últimas exposições públicas procuraram refutar o que muitos consideram uma tendência no mundo cristão de relativização dos fundamentos bíblicos. Em outubro de 2021, por exemplo, o presidente mundial fez um apelo desta natureza no Concílio Anual com a liderança adventista global.

Wilson conclamou a todos para que vivam e testemunhem de acordo com o que foi apresentado na Bíblia. “Aceitem e sigam a verdade apenas de acordo com a Palavra de Deus”, enfatizou. “Meus queridos líderes e membros da Igreja, mantenham seu foco na Bíblia. Não permitam que vozes estranhas confundam o que acreditamos.”

Viver de acordo com a Palavra de Deus é ainda mais significativo quando se considerado o mandato missionário, explicou Wilson. “Temos fortes verdades bíblicas fundamentais dadas a nós por Deus desde o começo de nosso movimento do advento para serem entregues ao mundo”, relembrou ele.

Em sua mensagem de 86 minutos, o pastor, que ganhou novo mandato, apelou repetidamente para “dar algum som à trombeta”. Trata-se de uma imagem bíblica que faz referência à missão de um vigia que alertou o povo sobre o perigo iminente no antigo Israel. Segundo ele, em um contexto contemporâneo, implica não se desculpar pelas crenças adventistas baseadas na Bíblia.

“Os membros de nossa Igreja anseiam ouvir mensagens sobre a convicção e a afirmação das crenças bíblicas de nosso movimento de advento”, pontuou Wilson. “Os pilares teológicos do movimento adventista do sétimo dia de Deus são sólidos e fundamentados na Palavra de Deus. Sua Palavra é segura e sólida como uma rocha.”

Riscos à fé

Em sua mensagem, Wilson listou algumas das, segundo ele, “aberrações teológicas” que estão circulando por aí em vez de avançar o que deveria ser uma alternativa biblicamente sólida.

Ele mencionou que muitos não aceitam a Palavra de Deus como autoritativa, com alguns até questionando a credibilidade do cânon bíblico. Ao mesmo tempo, outros tentam diminuir o papel do Espírito de Profecia. “O Espírito de Profecia é absolutamente confiável e deve ser considerado e aceito por completo”, destacou ele em relação aos escritos da cofundadora da Igreja Adventista, Ellen G. White. “Não se desculpem por usar ou incentivar o Espírito de Profecia e seus conselhos celestiais. Esse é um presente de Deus enviado do Céu”.

Novas nomeações

Os delegados integrantes da Comissão de Nomeações continuarão seus trabalhos e deverão eleger, ao longo da Assembleia, o responsável pela direção financeira da Igreja Adventista do Sétimo Dia, bem como responsável pela secretaria executiva.


 

Facebook Comments

x

Check Also

Congresso mundial sobre a fé unirá milhões de pessoas!

Testemunhas de Jeová realizarão evento virtual em 240 países e em mais de 500 idiomas ...

O Pr. Ock Soo Park faz videoconferência com a Primeira-Dama Michelle Bolsonaro.

Em junho, o fundador da Missão Boa Notícia, pastor Ock Soo Park, se reuniu com ...

Testemunhas de Jeová planejam lançar Bíblias em 36 idiomas em 2021

ABRIL DE 2021 Em 2020, as Testemunhas de Jeová lançaram a Tradução do Novo Mundo ...

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com