A comemoração teve iniciativas em mais de 130 município brasileiros. Oportunidade para levar informações sobre sustentabilidade e a importância do descarte correto de defensivos agrícolas

ão Paulo, agosto de 2024.  As atividades promovidas para celebrar o Dia Nacional do Campo Limpo (18/08) contaram com a participação de 74,5 mil pessoas que estiveram presentes nas mais de 270 ações realizadas em todo o país. 133 cidades participaram das atividades que comemoram a sustentabilidade no campo e promovem a conscientização sobre a necessidade da reciclagem.

Com o tema “Comemorando juntos as conquistas de todos”, a 20ª edição do evento reuniu autoridades, agricultores, estudantes e comunidade. O DNCL é realizado pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), entidade gestora do Sistema Campo. O Instituto, sem fins lucrativos, celebra ainda o marco de mais de 754 mil toneladas de embalagens vazias destinadas de forma ambientalmente correta desde 2002, contribuindo para a redução de 1,05 milhão de toneladas de COe emitidas.

“Os dados comprovam o sucesso da celebração do Dia Nacional do Campo Limpo. As nossas ações para a preservação do meio ambiente e promoção da sustentabilidade estão cada vez mais fortes e vamos continuar atuando junto aos elos da cadeia para que as nossas conquistas sejam cada vez maiores,” comenta Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV.

Ainda de acordo com Okamura, o agronegócio pode servir de exemplo para outros setores. “Se o agro consegue ser sustentável e ter esse olhar atento ao meio ambiente, todos os demais setores também conseguem. Nosso objetivo também é servir de modelo e inspiração sobre economia circular e logística reversa. A transformação das embalagens vazias de defensivos agrícolas pode ser a transformação da sociedade pela conscientização das pessoas no aspecto ambiental”.

A programação para a celebração da data incluiu palestras para estudantes de todos os níveis, além de homenagens a centenas de agricultores por se destacarem ao cumprir sua parte para a destinação adequada das embalagens. Foram reconhecidos os produtores rurais que realizam a tríplice lavagem, inutilizam e entregam as embalagens nas unidades de recebimento credenciadas ao inpEV e ao Sistema Campo Limpo.

As unidades de recebimento participantes realizaram atividades nas seguintes modalidades:

  • DNCL Portas Abertas: visita de alunos e comunidade;
  • DNCL na Escola: ações voltadas para estudantes de ensino fundamental;
  • DNCL Universitário: atividades para estudantes de universidades;
  • DNCL Ação com Agricultor: homenagem aos agricultores.

Parceria para a reciclagem de eletroeletrônicos

Para reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade e a destinação correta de resíduos, este ano o inpEV também firmou uma parceria com a Green Eletron, principal gestora brasileira de logística reversa de eletrônicos e pilhas.

Os moradores e visitantes das cidades de São Paulo (SP), Campo Grande (MS) e Piracicaba (SP) tiveram a oportunidade de descartar produtos eletroeletrônicos de uso doméstico que já não possuem mais utilidade, como computadores, impressoras, telefones, geladeiras, TVs, carregadores, pilhas gastas e outros.

Em apenas três dias de ações, mais de 7 toneladas dos produtos eletroeletrônicos foram recolhidas e destinadas de maneira adequada, evitando a poluição e o descarte incorreto.

 

Sobre Sistema Campo Limpo e o inpEV

O Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes, registrantes e canais de distribuição), com apoio do poder público. Cada um tem seu papel e suas atribuições definidas por legislação específica.

O Sistema reúne mais de 260 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017.

Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo, com o processo regulamentado pela Lei Federal nº 14.785/23 e o Decreto Federal 4.074/02. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 160 fabricantes e nove entidades representativas da indústria, canal distribuição e agricultores.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no FacebookYoutubeInstagramLinkedIn e TikTok.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *